Barra Cofina

Correio da Manhã

Tv Media
3

Uma celebração do nosso mundo

A série documental ‘Planeta Terra’, em estreia na SIC, revela imagens inéditas de animais no seu habitat natural.
8 de Dezembro de 2006 às 00:00
Narrada pelo célebre documentarista britânico David Attenborough e realizada por Alastair Fothergil, a série documental ‘Planeta Terra’ é uma grande produção da BBC que pretende dar aos espectadores uma visão única sobre a incrível diversidade natural do nosso mundo. Ao longo de 11 episódios são percorridos 62 países, mostrando ao espectador as imagens mais fascinantes da fauna e flora de cada local.
Assim, embora na locução de David Attenborough sejam abordados alguns dos múltiplos problemas que afectam o planeta, da poluição ao aquecimento global, as imagens são, sobretudo, da beleza natural dos habitats. “Esta série pretende ser uma celebração do nosso planeta, não um lamento sobre o estado em que ele se encontra actualmente. Mostra-nos o que ainda se mantém. Em algumas regiões não há dúvidas que estamos a prejudicar o mundo, mas, ao mesmo tempo, ainda há uma vasta área intocada”, explica David Attenborough.
‘Planeta Terra’ tem a particularidade de incluir imagens da vida animal nunca antes captadas, entre elas a primeira aventura fora do covil de uma pequena cria de urso pardo. O primeiro episódio, que será emitido amanhã, sábado, na SIC, às 19h00, distingue-se de todos os outros por não ser dedicado a um tema específico.
Intitulado ‘De Pólo a Pólo’, o episódio de abertura ilustra uma jornada em redor do globo, da Antárctica ao Árctico, o qual serve de antevisão das restantes edições. No dia seguinte, às 12h00, será emitida a segunda edição, ‘Montanhas’. Os Andes, os Alpes e o vulcão Ertha Ale, na Etiópia, são algumas das regiões montanhosas percorridas.
FACTOS SOBRE A PRODUÇÃO
A equipa desta ambiciosa série documental, liderada pelo realizador Alastair Fothergil, é a mesma responsável por ‘Planeta Azul’, uma galardoada produção da BBC, também ela narrada e escrita por David Attenborough. Esta série foi complementada por um documentário em três partes, denominado ‘Planeta Terra: O Futuro’ que se debruça sobre os perigos que correm algumas das espécies e habitats mencionados ao longo dos 11 episódios.
5 ANOS DE PRODUÇÃO
Durante o período de rodagem da série, uma equipa de 40 operadores de câmara percorreu todos os continentes.
2 MIL DIAS NO TERENO
A equipa da série documental ‘Planeta Terra’ captou imagens em 200 locais diferentes, distribuídos por 62 países.
10 MIL HORAS DE FILME
Foram necessárias para completar os onze episódios da série, cada um deles com a duração de 50 minutos.
'PLANETA TERRA'
CANAL: SIC
DIA: Sábado
HORA: 19h00
FORMATO: Documentário
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)