Barra Cofina

Correio da Manhã

Tv Media
8

UMA REVISTA MAIS DINÂMICA

A revista ‘TV Guia’ tem uma nova imagem. Na próxima quarta-feira, a publicação de televisão apresenta um novo grafismo, nova linha editorial, com secções novas, conteúdos mais actuais, actualidade e informação.
25 de Janeiro de 2003 às 00:00
Nuno Farinha, director, e João Gobern, director editorial, explicaram que a mudança se justifica para mostrar a dinâmica da revista, “que ganhou mais cor e mais vida”.

“O grafismo, da autoria de Carlos Roque, é a parte mais visível da mundança”, diz Nuno Farinha. “Acreditamos que é um grafismo muito mais moderno e atraente. mas a nível editorial a revista também vai renovar.

João Gobern afirma: “A partir do momento em que se chega à conclusão que a contra-programação é uma arma de defesa das televisões, uma revista do segmento de televisão tem de munir de boas história, inesperadas, com os protagonistas do momento. O primeiro número da nova ’TV Guia’ já tem alguns bons exemplos”.

Apesar da renovação gráfica, a ‘TV Guia’ mantém o logótipo, até porque tinha sido alterado “há cerca de um ano e três meses, pelo que não fazia sentido uma nova mudança”, diz João Gobern. “No interior há um aproveitamento cromático do logótipo, uma espécie de continuado, algo que não existia antes”.

Em termos de novidade, destaca- -se a “introdução de um cartaz destacável com toda a programação televisiva” e secções novas.

Destacam-se as rúbricas ‘Quem Tviu e Quem Tvê’ e ‘As Aventuras de Carlota’. A primeira é dedicada “à evolução da imagem dos protagonistas de televisão. São duas páginas muito fotográficas e a estreia é com Manuela Moura Guedes, com imagens de quando apareceu na TV e cantava...”. A segunda é mais virada para o social: “Uma secção que, quando bem feita, tem boas probabilidades de cativar o leitor. São páginas que têm dado bons resultados ao longo dos anos e vamos tentar fazer essa introdução”, avança Nuno Farinha. Neste caso, “o mais importante não são as fotografias mas mais as crónicas, as histórias que se contam”.

A introdução destas alterações obriga também a que a ‘TV Guia’ renove os seus conteúdos. A entrada de algumas pessoas novas, “alguns retoques” e a introdução de mais pontos de leitura nas páginas conduz a revista para temas mais actuais, sempre ligados à televisão. A área de cultura e espectáculos fica reduzida a uma página. Nas restantes, a direcção promete “histórias muito boas”, notícias e informação.

No fundo, trata-se de “fazer corresponder uma nova dinâmica de grafismo, com uma nova dinâmica tituleira, com uma nova dinâmica de conteúdo de texto”, refere João Gobern. “Esta revista que as pessoas vão encontrar a partir de quarta-feira é muito mais homogénea, muito saudavelmente provocatória, no melhor dos sentidos, é uma revista quase sem tabus... Mas também não é ‘bota abaixo’. Vamos contar ao telespectador aquilo que ele não sabe quando vê televisão. E aí não há limites”.

OS MELHORES FILMES E RECEITAS

O lançamento da nova ‘TV Guia’ é acompanhado de uma grande campanha de publicidade e duas acções de promoção.

Com a revista saem também fascículos de culinária e uma colecção, em vídeo, dos melhores filmes de sempre, adiantou Maria João Costa Macedo, da área de Marketing.

Intitulada “Os melhores filmes da nossa vida”, esta campanha oferece grátis, já na quarta-feira, o filme ‘Titanic’, o primeiro de uma vasta colecção que inclui alguns dos títulos mais premiados e comerciais da história do cinema. “Speed – Perigo a Alta Velocidade”, “Parque Jurássico”, “A Paixão de Shakespeare” e “Gladiador” são alguns dos vídeos que vão ser oferecidos, a um custo muito baixo, aos leitores da ‘TV Guia’.

Quanto à colecção de fascículos de culinária, “O Menu da Semana”, é oferecida com a própria revista e inclui uma série de receitas escolhidas pelo chefe Vítor Sobral. Estes fascículos, de 16 páginas, são lançados semana a semana. Cada fascículo inclui 20 receitas práticas e simples, para a cozinha do dia-a-dia.
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)