Barra Cofina

Correio da Manhã

Tv Media
2

VEM AÍ A MULHER CORAGEM!

Aos 61 anos emagreceu 12 quilos para vestir a pele de Maria do Carmo, uma nordestina com fibra, que corre o mundo em busca da filha desaparecida. Ela é a protagonista de ‘Senhora do Destino’, a novela que a SIC estreia dentro de uma semana e meia…
4 de Setembro de 2004 às 00:00
Maria do Carmo
Maria do Carmo FOTO: d.r.
Um anjinho e um diabo, sensual e pragmática, romântica e racional, dedicada e vingativa, equilibrada e louca. Em 38 anos de carreira em televisão, Suzana Vieira já foi tudo como actriz nas 44 novelas e séries em que participou. ‘Senhora do Destino’ é 45.º trabalho em que Suzana Vieira dá a cara. Na novela de Aguinaldo Silva, que deverá começar no próximo dia 13 na SIC (embora ‘Chocolate com Pimenta’ possa esticar até 14 ou 15…), a actriz é Maria do Carmo, uma nordestina que vence na vida. “É algo inédito para mim, eu nunca tinha feito uma nordestina. Já fui mocinha, já fui vilã, já fui uma romântica, mas nunca tinha sido assim, uma mulher coragem como Maria do Carmo”, revela Suzana Vieira, 61 anos, em entrevista à Correio TV.
Na obra da ficção, dirigida por Wolf Maya, a personagem passa a história à procura da sua filha Lindalva (interpretada por Carolina Dieckmann), raptada durante a crise política de 1968. Mãe de mais quatro filhos, cada um com a sua personalidade bem vincada, a protagonista ainda dirige com mão-de-ferro a sua vida.
Muito diferente da Lorena de ‘Mulheres Apaixonadas’, ou que Branca de ‘Por Amor’, só para citar dois dos mais apreciados trabalhos de Suzana em Portugal, Maria do Carmo vai lutar pelo que acredita. “Ela simboliza o Brasil que dá certo. É importante que a televisão mostre esse lado do país. Ela veio do Nordeste mas poderia ter chegado de um outro lado qualquer. E venceu na vida, sem precisar de vender o corpo ou de pisar alguém.”
Para protagonizar a novela, Suzana Vieira deu, como dizem os brasileiros, uma ‘virada’ no seu visual. “Minha vida é uma mudança constante. Os actores mudam muito e eu tenho de estar habituada a isso. Além disso, eu sou mesmo assim: sempre que entro de férias, venho diferente. Desta vez, emagreci 12 quilos e fiz uma lipoaspiração com o dr. Pintagy. Também coloquei ‘mega hair’ e escureci os cabelos”, revela.
O resultado está perfeito. “Só estou ouvindo elogios. Estou me achando tão linda agora, que nunca na vida quero engordar”, brinca, devolvendo a pergunta ao jornalista: “Você não acha?”
O SOTAQUE E OS HOMENS
Encarnando uma nordestina, Suzana Vieira foi obrigada a um trabalho de campo apurado. “Tive aulas durante dois meses para acertar o sotaque”, conta à Correio TV, acrescentando que no início teve “medo que os nordestinos não se identificassem com o trabalho feito”. “Tenho muito respeito por aquela gente e acho que a Maria do Carmo é uma bela homenagem à sua coragem.”
E uma vez mais a actriz volta a cruzar-se com os galãs da televisão brasileira. Em ‘Senhora do Destino’, Maria do Carmo vive uma relação tranquila, mas sem grandes paixões com Dirceu, personagem interpretada por José Mayer. Mas há outro sedutor que se atravessa na sua vida. “Aquela é uma relação meio estranha, não totalmente correspondida. E em alguns momentos o relacionamento dela vai ser estremecido pelo rival Gionvani (José Wilker), que é um conquistador muito bonito. É um arrebatamento, uma fantasia para ela.”
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)