Barra Cofina

Correio da Manhã

Tv Media
5

VOU ATÉ AO LIMITE

Elisete (Margarida Cardeal) vai casar-se como manda a tradição: na igreja, de vestido comprido, véu e grinalda. Um sonho que a empregada dos Macedo Vaz, de "Saber Amar" (TVI), tinha desde criança. "Ela está feliz, histérica até", salienta a actriz, sublinhando que, também ela, deseja casar-se, "mas não desta forma".
21 de Julho de 2003 às 00:00
"Não com todo este histerismo. Acho que tenho mais calma e não quero uma cauda de 20 metros como a Elisete".
A jovem noiva de João (Ricardo Pereira) apanhou a patroa Helena Macedo Vaz (Maria Emília Correia) desprevenida e convidou-a para ser sua madrinha. Mas a proposta trazia água no bico. "A Helena é muito rica e pode proporcionar-lhe um casamento espectacular", adianta Margarida Cardeal.
Esta personagem, que no início da telenovela da TVI, não passava de uma mera empregada doméstica, foi a pouco e pouco conquistando o seu espaço e, actualmente, é uma das mais queridas dos telespectadores. É por essa razão que, para a intérprete, poucas queixas tem recebido na rua.
"Até agora não tive nenhuma crítica negativa. Apenas uma vez uma senhora de Alfama disse para me portar bem. Devia ser numa altura em que a Elisete estava zangada com o João. Mas de resto toda a gente gosta dela. Acho que é uma personagem com bastante energia positiva", conta.
A razão desse sucesso deve-se, segundo Margarida Cardeal, aos seus colegas de trabalho. "Inspirei- -me neles para dar vida à Elisete e ela foi crescendo à medida que a história evoluía. A Maria Emília Correia – com quem trabalhei em ‘Terra Mãe', a minha primeira telenovela – e o Manuel Melo (Girafa) foram também uma inspiração", sublinha, defendendo com unhas e dentes a sua Elisete que já foi apelidada de tontinha.
"Não acho que ela seja uma tontinha. É ingénua, sonhadora e tem um registo de comédia. Divirto-me imenso com ela", riposta, frisando: "Tem sido um grande desafio. Dediquei-me de corpo e alma e vou até ao meu limite pela Elisete".
Com as gravações a terminarem já em Agosto, Margarida Cardeal confessa que gostava de fazer uma personagem bem diferente da empregada de "Saber Amar". Se será em televisão ou teatro "tanto faz".
"Mas em princípio será teatro. Não é que esteja no segredo dos deuses, mas estamos a tratar da produção e é cedo para falar", revela.
Mas antes do casamento, o romance de Elisete e João vai sofrer mais um percalço quando surgir entre os dois Sebastião (numa participação especial de Paulo Pires), o organizador do matrimónio, contratado pela família Macedo Vaz. De mansinho, este vai insinuar-se junto da noiva, deixando João cheio de ciúmes. Porém, tal como diz Margarida Cardeal, “o Sebastião não é ameaça”.
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)