Barra Cofina

Correio da Manhã

Tv Media

YouTube revive loucos anos 60

Mais de quatro mil horas de séries e filmes clássicos da televisão norte-americana disponíveis na internet.
16 de Fevereiro de 2007 às 00:00
Bill Cosby foi o primeiro negro a protagonizar numa série de TV, ‘I Spy’
Bill Cosby foi o primeiro negro a protagonizar numa série de TV, ‘I Spy’ FOTO: d.r.
A partir de agora, séries da década de 1960 como ‘I Spy’, ‘Bonanza’, ‘My Favourite Martian’ ou ‘Batman’ passam a estar ao alcance de todos através do YouTube. Este é o resultado do contrato que o popular site de partilha de vídeos assinou com o Digital Music Group Inc, uma empresa criada há apenas dois anos, mas que conseguiu adquirir os direitos sobre milhares de horas de conteúdos audiovisuais que incluem filmes e séries que marcaram uma década. A parceria com o Digital Music Group é a última de uma série de associações que contemplaram parcerias com a Apple, a iTunes Music Store, a Napster Inc. e o maior retalhista americano, a Wall-Mart.
Nos EUA, o destaque deste acordo vai para ‘I Spy’, a série da NBC que esteve no ar entre 1965 e 68 e que quebrou barreiras ao tornar Bill Cosby no primeiro negro a protagonizar uma série televisiva. Também Robert Culp, que dividia o protagonismo com Cosby, merece especial atenção, pois foi contra os poderes instituídos e escreveu muitos dos episódios do programa que protagonizava, algo de inédito até aos anos 60.
GOOGLE ALERTA PARA RISCOS DA TV ONLINE
YOUTUBE PODE SOBRECARREGAR REDE MUNDIAL
O alerta foi dado no início deste mês por Vincent Dureau, presidente de tecnologia de TV do Google, ao admitir que “os novos serviços de TV via internet, como o Joost e o YouTube, podem sobrecarregar a rede mundial de computadores ao ponto de a fazer perigar, isto porque a infra-estrutura da web não foi projectada para TV”. De facto, análises comprovam que o volume de dados envolvidos numa transmissão de vídeo de uma hora pode equivaler a um ano de e-mails.
PRIMEIRO BATMAN TAMBÉM FOI CONTEMPLADO
ADAM WEST ESTÁ DE REGRESSO
São 120 episódios da série baseada no herói da banda desenhada que catapultou Adam West, Burt Ward e Alan Napier para o estrelato. A produção da NBC esteve no ar apenas duas temporadas e meia (entre 1966 e 68), mas deixou episódios suficientes para fazer cinco temporadas de uma série actual. A forma estereotipada como os heróis e os bandidos são retratados influenciou quase todas as série do género.
BONANZA
A PRIMEIRA SÉRIE INTEGRALMENTE E CORES
‘Bonanza’, agora também disponível no YouTube, esteve no ar na NBC entre Setembro de 1959 e Janeiro de 1973 e ficou para a história como a primeira série com todos os episódios a cores. Por outro lado, ‘Bonanza’ marcou o início da estratégia publicitária do ‘product placement’. O patrocinador era a Chevrolet e os protagonistas apareciam ao lado dos seus veículos. A parte negativa foi nunca ter batido a popularidade de ‘Gunsmoke’, apesar de ter sido mais longa que esta.
4 MIL HORAS DE VÍDEO
São os conteúdos, entre filmes e séries, disponibilizados pela Digital Music no YouTube.
100 MIL VÍDEOS ILEGAIS
Foram retirados do YouTube por não terem sido licenciados pela Viacom.
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)