Reações à morte de Bonnie Tyler: O legado de uma das maiores vozes do pop rock sob o olhar do mundo

Cantora morreu esta quinta-feira no Hospital de Faro, onde estava internada nos cuidados intensivos devido a uma perfuração intestinal. Tinha 75 anos.

09 de julho de 2026 às 17:36
Bonnie Tyler Foto: Direitos Reservados
Partilhar

As reações à , estendem-se por todo o mundo. Isto, num cenário marcado pelo impacto do legado deixado pela icónica artista dos anos 80, que eternizou o clássico "Total Eclipse of The Heart".

Entre as quais, destacam-se as homenagens de figuras políticas e da indústria artística, como a comoção generalizada de fãs e colegas de profissão pelo falecimento de uma das maiores vozes do pop rock.

Pub

"Mulher apaixonada por Portugal (e pelos portugueses)" - Herman José, humorista e ator português 

1 / 1
FOTO: DR
Herman José

"O destino juntou-me com a Bonnie Tyler em agosto de 2017 num palco de Albufeira ao lado do Cliff Richard, pela mão do saudoso ex-presidente da Câmara Carlos Silva e Sousa", começou Herman José, numa publicação na rede social Instagram, referindo-se ao momento em que interpretaram uma versão divertida do sucesso 'Congratulations'.

Pub

"Ficou a memória de uma mulher apaixonada por Portugal (e pelos portugueses), amiga, bem-disposta, artista dos pés à cabeça. Muito triste de ter sabido da sua morte tão prematura", conclui o humorista.

 "Fez parte da minha vida de uma forma tão especial" - Catherine Zeta-Jones, atriz norte-americana

1 / 1
FOTO: Getty
Catherine Zeta-Jones
Pub

"Fico com o coração partido com a notícia de que a nossa querida Bonnie Tyler faleceu. A Bonnie era casada com o meu primo e fez parte da minha vida de uma forma tão especial. Ela cantou e arrasou no meu casamento", lamentou a atriz norte-americana Catherine Zeta-Jones, numa publicação na rede social Instagram, onde aparece ao lado da cantora.

Zeta-Jones recordou a cantora não apenas como um ícone da música, mas como uma presença familiar incontornável na sua vida. A atriz partilhou a tristeza de perder aquela que descreve como uma mulher extraordinária, sublinhando que, para lá da voz potente e da carreira ímpar, Bonnie Tyler possuía um sentido de humor contagiante que a tornava uma das pessoas mais engraçadas que já conheceu.

"Uma das maiores artistas da Grã-Bretanha" - Keir Starmer, primeiro-ministro do Reino Unido

Pub
1 / 1
FOTO: Epa/Andy Rain
Primeiro-ministro britânico, Keir Starmer

"Uma figura icónica, ela deixa para trás um repertório musical,  desde “Total Eclipse Of The Heart” a “Holding Out For A Hero”, que continua a tocar vidas, a encher as pistas de dança e as cabines de karaoke", afirmou o porta-voz oficial do primeiro-ministro, citado pela ITV.


"Interpretação de Bonnie Tyler (...) foi perfeita para o mundo em geral" - Jamie Lee Curtis, atriz norte-americana

Pub
1 / 1
FOTO: AP Photo/Chris Pizzello
Jamie Lee Curtis

"Fiquei triste ao acordar hoje e saber do seu falecimento", escreveu Jamie Lee Curtis numa publicação na rede social Instagram, destacando a ligação visceral entre a música de Tyler e a arte do cinema.

A atriz revelou como a interpretação da cantora em "Total Eclipse of the Heart" se tornou o hino perfeito para a sua personagem Annette, no filme The Last Showgirl, de 2024, definindo a música como a personificação do "anseio, perda e tragédia do amor". "A interpretação da Bonnie Tyler dessa canção, sobre a saudade, a perda e a tragédia do amor, foi o hino perfeito tanto para o mundo em geral, como, sobretudo para a Anette", acrescentou Lee Curtis.

Pub

"Uma das grandes vozes do rock" - Kevin Bacon, ator norte-americano

1 / 1
FOTO: Getty
kevin bacon

O ator Kevin Bacon, o protagonista de Footloose, filme do qual Bonnie Tyler faz parte da banda sonora com a música "I Need a Hero", descreveu a cantora como "uma das grandes vozes do rock", em declarações ao Entertainment Weekly, sublinhando que não consegue imaginar a icónica cena em que o personagem que interpreta conduz um trator num campo com qualquer outra banda sonora que não a de Bonnie Tyler. 

Pub

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

Partilhar