page view

Eu conto como foi: Fernanda Maria (com fotogaleria)

Fadista de uma geração

18 de julho de 2010 às 00:01

Nasceu em Lisboa. E aos 12 anos de idade começa a cantar, sendo chamada de ‘A miúda do Alto do Pina', como refere Luís de Castro, o homem do fado. A verdade é que aquela miúda iria tornar-se numa grande artista da canção nacional. Através das Casas fadistas, Fernanda Maria cantava e num estilo personalizado. Uma mulher muito bonita e a causar sensação pela forma elegante, discreta, como se apresentava sempre. Maria de Lurdes de Carvalho fala dela como "a senhora intérprete" de toda uma geração. Porque ela transmitiu sempre emoção, raça e uma qualidade rara no que cantava.

Preferiu sempre o seu país. E ao contrário de muitos artistas não enveredou pela carreira internacional. Ela que nasceu na Mouraria e abriu a sua casa ‘Lisboa Antiga' em pleno Bairro Alto, que foi durante décadas uma Catedral do fado genuíno, trouxe ao público temas inesquecíveis. Recordar ‘Zanguei-me com o meu amor' ou ‘Não passes com ela na minha rua' e ‘As pedras da minha rua' entre outros maravilhosos fados. Fernanda fez televisão e a sua imagem resplandecia no preto e branco da época. Tão bonita era.

O público que acorria até à sua lendária ‘Lisboa Antiga' ficava deslumbrado pela voz e presença da fadista. Não só portugueses como estrangeiros que por ali andavam em busca da outra alma portuguesa nos intérpretes do fado. Fernanda marcou todo um caminho com a elevação maior de um artista e no género que escolheu. Falou-se até da romagem que se fazia para "ir ao Bairro Alto ouvir a Fernanda cantar".

VIDA SERENA DE FERNANDA

Aos 70 anos de idade, Fernanda Maria, a grande senhora do Fado, vive os seus dias e na serenidade do tempo que passa. No conforto da Casa do Artista e sempre bastante bem rodeada de pessoas muito queridas.

Um dia destes encontrei-a numa estreia de uma peça de teatro. E dizer-lhe ainda a tempo que só é fadista quem pode e com o dom que Deus pode dar aos eleitos.

Mais imagens de Fernanda Maria em FOTOS

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Vidas

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8