A recuperar do cancro, Carlos III viaja 10 mil quilómetros
Monarca vai visitar a Austrália e Samoa em outubro.
A regressar lentamente às funções e aos compromissos públicos após uma pausa motivada por diagnóstico de cancro, em fevereiro, Carlos III vai, no próximo mês, sujeitar-se a uma verdadeira prova de resistência. O monarca, de 75 anos, anunciou que vai visitar a Austrália e Samoa em outubro, numa viagem de cerca de 10 mil quilómetros.
A deslocação, já anunciada pelo Palácio de Buckingham, acontecerá entre os dias 18 a 26 de outubro. O motivo principal é a reunião dos chefes de governo da Commonwealth, que se realiza a cada dois anos.
A passagem pela Austrália, em particular, reveste-se de especial significado. Será a
primeira vez, desde que é rei, que Carlos III visitará um dos chamados reinos da Commonwealth, os 14 países fora do Reino Unido onde é chefe de Estado. De recordar, no entanto, que o primeiro-ministro australiano, Anthony Albanese, há muito que manifestou a intenção de realizar um referendo para quebrar as ligações à
monarquia e declarar o seu país como uma república.
"A visita do rei à Austrália será a primeira de sua majestade a um reino como monarca, enquanto a reunião dos chefes de governo da Commonwealth em Samoa é a primeira em que o rei participará como chefe da Commonwealth. Em ambos os países, os compromissos de Suas Majestades centrar-se-ão em temas destinados a celebrar o melhor da Austrália e de Samoa, bem como a refletir aspetos do trabalho do rei e da rainha", lê-se em comunicado do Palácio de Buckingham.
Siga aqui o Vidas no WhatsApp para ficar a par das notícias dos famosos
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt