As cartas sentidas de Harry e William ao avô

Duque de Edimburgo morreu na passada sexta-feira, aos 99 anos

12 de abril de 2021 às 17:43
Filipe de Edimburgo e George
Príncipe Harry e William .jpg
Isabel, rainha, monarca, realeza, monarquia, Filipe, casal, Inglaterra, Duque de Edimburgo Foto: Getty
importa Foto: Reuters

1/4

Partilhar

William recorreu às suas redes sociais para deixar uma mensagem de carinho ao seu avô, Filipe de Edimburgo, que morreu na passada sexta-feira, aos 99 anos. No texto, que acompanhou uma fotografia rara do marido da rainha Isabel II com George, filho mais velho de William, o marido de Kate Middleton garante que foi uma honra ter crescido com os seus ensinamentos.

"O século de vida do meu avô foi definido pelo serviço – para o seu país, a Commonwealth, para a sua mulher e rainha, e para a nossa família. Sinto-me um sortudo por tê-lo tido como exemplo e a guiar-me, mas a sua forte presença também acompanhou a minha vida adulta – tanto pelos bons momentos como pelos dias mais difíceis", começou por escrever. William recorda, ainda, os encontros de Filipe com os bisnetos. "Vou ser sempre agradecido por a minha mulher ter conseguido conhecê-lo ao longo dos últimos anos e por toda a gentileza com que a tratou. Os meus filhos vão guardar memórias especiais do bisavô, de quando ele os vinha buscar e ver, pela forma como lhes demonstrou o seu espírito de aventura e o seu inigualável sentido de humor!".

Pub

A mensagem de despedida a Filipe é finalizada com William a garantir que vai dar apoio à avó e que vão ter muitas saudades. "O meu avô era um homem extraordinário que fazia parte de uma geração extraordinária. A Kate e eu vamos continuar a cumprir os seus desejos de dar apoio à rainha durante os próximos anos"."Vou ter saudades do meu avô, mas sei que ele queria que continuássemos a cumprir as nossas funções". Também Harry recorreu às redes sociais onde recordou com carinho a personalidade de Filipe de Edimburgo, confidenciando que o avô era "mestre do churrasco". "Era ele mesmo, com uma sagacidade seriamente afiada, e prendia a atenção de qualquer sala devido ao seu charme - e também porque nunca sabíamos o que ele iria dizer a seguir. Será lembrado como o consorte reinante mais antigo da monarquia, um soldado condecorado, um príncipe e duque. Mas, para mim, como muitos de vocês que perdem um ente querido, ele era o meu avô: mestre do churrasco, lenda da brincadeira e atrevido até ao fim", começou por escrever. "Embora eu pudesse continuar, sei que agora ele diria a todos nós, com a cerveja na mão: 'Vá, segue em frente!'. Avô, obrigado pelo teu serviço, a tua dedicação à avó, e por teres sido sempre tu mesmo", finalizou.Recorde-se que quando a princesa Diana morreu, a rainha Isabel II e o seu marido, Filipe de Edimburgo, foram o grande apoio de William e Harry.O funeral está marcado para este sábado, 17 de março, e Harry já está no Reino Unido para acompanhar a família neste momento difícil. 

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

Partilhar