Athina Onassis põe ilha à venda
Apesar do avô ter interdito por testamento a alienação da ilha Skorpios, onde ele e os filhos estão sepultados, a multimilionária Athina Onassis quer
A multimilionária Athina Onassis, de 24 anos, quer vender a ilha de Skorpios, que herdou do avô, o célebre armador grego Aristóteles Onassis. De acordo com a Imprensa local, a mulher do cavaleiro brasileiro Álvaro Affonso de Miranda, conhecido como Doda, quer 110 milhões de euros para abrir mão da ilha, já que não está com vontade de continuar a desembolsar todos os anos cerca de 1,5 milhão de euros para a manutenção da mesma.
O problema é que a ilha tem um grande simbolismo para a família. Foi comprada por Aristóteles em 1963, aonde se casou com a ex-primeira dama americana Jackeline Kennedy. Além disso, o corpo do magnata foi enterrado na ilha, bem como os dos seus filhos, Alexander e Christina (a mãe de Athina). Mais complicado ainda é que, segundo o testamanto deixado pelo armador grego, que morreu em 1975, está interdita a venda de Skorpios.
"Caso os herdeiros e o Estado não possam manter as ilhas, quero que Skorpios e Sparti sejam doadas à Olympic Airlines para que os funcionários da empresa as usem como lugar de veraneio", lê-se no testamento. Recorde-se que a companhia aérea esteve sob o controle do magnata durante cerca de 20 anos.
A ilha de Skorpios tem 20 funcionários, responsáveis pela manutenção das instalações, dos relvados e dos três hectares onde estão sepultados os Onassis.
A decisão de Athina em alienar a ilha terá apanhado todos desprevenidos e está a causar alguma controvérsia, devido aos problemas legais que levanta, mas também está a aguçar já o apetite de várias figuras como a cantora americana Madonna, o fundador da Microsoft Bill Gates e o magnata russo Roman Abramovich, três multimilonários que terão mostrado já o seu interessa pela aqusição de Skorpios.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt