Atriz e encenadora Fernanda Lapa morreu aos 77 anos
Artista encontrava-se hospitalizada em Cascais.
Fernanda Lapa morreu esta quinta-feiria, dia 6 de agosto, aos 77 anos. A atriz e encenadora encontrava-se hospitalizada, em Cascais. A notícia foi divulgada através de um comunicado da Escola de Mulheres, companhia que dirigia desde a sua fundação há 25 anos.
"É com profundo pesar e imensa tristeza que a Escola de Mulheres comunica a morte de Fernanda Lapa, diretora artística desta companhia desde a sua fundação, em 1995", pode ler-se.
"Desde cedo que Fernanda Lapa soube que o Teatro seria a sua vida. Começou a encenar muito nova, num meio dominado por homens, e tem um vasto currículo nos palcos, na televisão e no cinema", lê-se ainda no comunicado divulgado esta manhã.
Fernanda Lapa estreou-se como atriz na peça de Almada Negreiros ‘Deseja-se Mulher’, em 1963, e foi com essa mesma peça que se estreou como encenadora na Casa da Comédia, 11 anos mais tarde.
Ao longo da sua carreira, a atriz e encenadora venceu vários prémios, sendo os mais recentes, um Globo de Ouro de Melhor Espetáculo, por ‘A Mais Velha Profissão’, em 2005 e a Medalha de Ouro de Mérito Cultural, no mesmo ano.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt