Bárbara Norton de Matos diz a vítimas de assédio sexual: "Denunciem sem pensar duas vezes"
Atriz assume que sofreu com comportamentos abusivos no meio audiovisual e deixa mensagem de apoio a outras mulheres.
Bárbara Norton de Matos, de 41 anos, tem sido uma das vozes de denúncia de assédio sexual no meio audiovisual. Agora, a atriz deixou mais pormenores dos episódios de que foi vítima.
"Eu tinha entre 21 e 26 anos e aconteceu-me mais do que uma vez. Sei que não acontece só na minha profissão. Felizmente, esses seres já não trabalham em televisão... a vida encarregou-se de os excluir", partilhou, sem rodeios, nas redes sociais, deixando uma mensagem de apoio a outras mulheres.
"Quero também deixar um apelo a todas as mulheres que passam ou já passaram por isso: denunciem! Sem vergonha, sem medos, sem pensar duas vezes. Combater o assédio e toda a violência de género implica transformar as sociedades. Para melhor! Se nos unirmos pode ser que estes #%^*+¥$> não abusem do poder que têm e que se limitem a ser profissionais sérios. Não tenham vergonha de denunciar, são eles que devem ter vergonha na cara", disse indignada.
Chefias sérias
No seu testemunho, Bárbara Norton de Matos fez questão de frisar que durante o seu percurso profissional se cruzou com "muito mais pessoas de poder sérias e profissionais, do que o contrário".
Coragem elogiada
A denúncia feita por Sofia Arruda, no ‘Alta Definição’ (SIC), serviu de mote para o debate. "Teve uma coragem enorme. É um exemplo para todas nós. Só quem passa por isso sabe que o assédio exaspera, irrita, cansa; gera ansiedade, pânico, depressão, esgotamento", escreveu Bárbara Norton de Matos.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt