Calendário da Pirelli explora sonhos e desejos das mulheres
Fotógrafo inspirou-se nos temas mais polémicos associados ao sexo feminino.
As fotografias que ilustram a 46º edição do conhecido Calendário Pirelli de 2019 foram reveladas, na última quarta-feira, 5 de dezembro em Milão. ‘Sonhar’ foi o tema que serviu de inspiração ao fotógrafo escocês Albert Watson, responsável pelas imagens, e tinha como objetivo criar uma reflexão sobre a ambição, emancipação e o sucesso, segundo uma perspetiva feminina. As fotografias ilustram os sonhos das personagens interpretadas pelas manequins Gigi Hadid e Astrid Eika, o designer Alexander Wang, as atrizes Julia Garner e Laetitia Casta e ainda pelos bailarinos Misty Copeland, Calvin Royal III e Sergei Polunin.
Em comunicado, Watson revela que procurou captar momentos que "se aproximassem o mais possível das imagens congeladas de um filme". Para além de uma forte componente inspirada nas constantes lutas do sexo feminino ao longo das últimas décadas, em questões como a igualdade de género e a violência, são transmitidos, ainda, de forma arrojada e irreverente, os atributos físicos da mulher.
Um processo natural para o autor das imagens que tentou escapar ao nudismo tradicionalmente feito em fotografia. "Poderia ter levado um conjunto de modelos para uma praia e fotografá-las sem roupa, mas para mim isso já está fora de moda", explicou para justificar as fotos mais artísticas.
Publicação de sucesso com várias décadas
A conhecida publicação italiana surgiu em 1964 e tornou-se rapidamente uma referência para o mundo da fotografia e da moda.
Marco na carreira de modelos e fotógrafos
Várias personalidades de diversas áreas artísticas tiveram a sua estreia ou ascensão graças à publicação. Mario Testino fotografou a edição de 2003.
Amostra exclusiva para clientes
O calendário anual da famosa marca italiana Pirelli não é comercializado, tornando-se por isso um alvo de atenção mediática mundial.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt