Carlos III despede-se emocionado de Samoa: "Espero sobreviver..."
O monarca, de 75 anos, e Camila, de 77, despediram-se do país com uma colorida cerimónia tradicional de Ava, na vila de Siumu.
Num momento de emoção, antes de se despedir de Samoa, onde esteve em visita oficial, Carlos III disse que espera "sobreviver o tempo suficiente" para conseguir voltar àquele país.
O monarca, de 75 anos, e Camilla, de 77, despediram-se do país que os recebeu com muito carinho, apesar das polémicas em torno da escravatura durante a colonização britânica.
Antes de partir para a Austrália, onde segue a visita oficial, Carlos recebeu mais um título honorário – To'aiga-o-Tumua – durante uma cerimónia tradicional de Ava, na vila de Siumu, sob chuva torrencial. Num discurso improvisado, o rei mostrou-se comovido e fez uma referência à sua luta contra o cancro: "Permanecerei sempre dedicado a esta parte do mundo e espero sobreviver o tempo suficiente para voltar novamente e ver-vos"
E continuou: "Levaremos connosco, eu prometo, lembranças muito especiais do nosso tempo aqui. Agradecemos os presentes maravilhosos que nos ofereceram"
Carlos III mostrou-se muito animado com sua viagem à Austrália e Samoa, onde realiza cerca de dez compromissos por dia. O rei regressará no próximo ano a um "programa completo" de viagens ao exterior, se os médicos concordarem.
Fontes próximas do monarca, que interrompeu os tratamentos para realizar esta viagem de 11 dias, explicaram que faz tudo parte da sua abordagem de "mente, corpo e alma" na batalha contra o cancro.
Siga aqui o Vidas no WhatsApp para ficar a par das notícias dos famosos
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt