Partilhar

"Falta de noção"; "falta de feminismo"; "Tem a empatia de um trator"; "Ganha vergonha na cara"; "A televisão portuguesa está entregue ao diabo"; ou "Vergonha alheia". Estas foram algumas das críticas que esta segunda-feira visaram Cristina Ferreira por causa de um comentário que a apresentadora fez na televisão. 

Decorria o segmento de análise criminal do 'Dois às 10', da TVI, quando Cristina Ferreira decidiu comentar o caso da morte de Conceição Figueiredo, em Oliveira do Bairro, que tem como principal suspeito o ex-companheiro, Jair Figueiredo (o corpo foi encontrado sem vida, após a vítima ter sido vista pela última vez numa danceteria com Jair Pereira).

"Nós temos mesmo que avisar as pessoas que hoje em dia é muito complicado, mesmo relações que podem ter sido de amor, quando já entram na fase de perseguição, de algum controlo, é preciso a polícia estar avisada e os familiares também", começou por dizer a apresentadora. 

Mas a frase mais polémica veio depois: "Não sei se esta mulher depois do baile entrou num carro com ele, e aí é que se calhar se pôs a jeito para que isso acontecesse. Hoje em dia, é mesmo não confiar em ninguém, nem na pessoa em quem mais gostamos".

Depois desta declaração, as redes sociais da apresentadora encheram-se de críticas: "E o último comentário sobre a mulher esfaqueada que se "pôs a jeito"? Aconselho a todos os fãs irem checar esse último lindo comentário desta "mulher"", escreveu uma seguidora. 

"Como uma pessoa destas continua a envergonhar Portugal inteiro e a ser figura de destaque na TV portuguesa. Vergonhoso mais uma vez", criticou um outro seguidor. "Ridículo o que se ouve de comentadores e apresentadores de programas com tanto influencia a nível nacional", lê-se ainda na caixa de comentários do Instagram. 

"A Cristina tem colecionado comentários carregados de falta de noção sobretudo acerca do feminismo e sobre uma luta que é tão importante para nós. Quando achamos que ela não consegue descer mais um degrau na escada da consciência e empatia, ela consegue…. Agora, também acha que a vítima “se pôs a jeito”. O que virá a seguir?", critica uma outra seguidora. "Não digas novamente que és saloia, porque nós saloios, somos mais empáticos com os outros".

Entre os reparos à apresentadora há ainda quem tenha escrito: "Ó fabricante de brumas íntimas com as quais ganhas milhares de euros: então aquela mulher pôs-se a jeito, foi? Cada vez mostras mais a tua verdadeira essência. És a tal que se acha a dona do “empoderamento feminino”, mas que só age em oposição disso". 

Também na rede social X, antigo Twitter, se multiplicaram os reparos: "A frase 'se pôs a jeito' é inquestionavelmente grave. Dois crimes, o mesmo machismo: culpar a vítima"... "Vítima é vítima. Essa mulher morreu. E a Cristina só merece o meu desprezo. A Cristina Ferreira tem a empatia de um trator."