Daniela Melchior: uma estrela em ascensão na meca do cinema

Escolhida num casting entre centenas de candidatas para o novo filme de James Gunn, ‘o Esquadrão suicida’, a jovem atriz portuguesa é já um dos nomes mais procurados no site de cinema IMDb. numa semana, somou 300 mil seguidores à sua conta do Instagram

09 de setembro de 2021 às 19:02
Daniela Melchior
Daniela Melchior integra elenco de ‘O Esquadrão Suicida’ Foto: Direitos Reservados
Joana Ribeiro Foto: Ricardo Ruella
Alba Baptista

1/4

Partilhar

Daniela Melchior tem o Mundo a seus pés. Em poucos dias, a atriz portuguesa de 24 anos tornou-se uma estrela à escala planetária. Soma quase 700 mil de seguidores na rede social Instagram e é a atriz mais procurada do IMDb, a conhecida plataforma de cinema usada por milhões de fãs da Sétima Arte em todo o Mundo que acaba também por servir de barómetro da fama dos artistas.

O sucesso tem razão de ser: Daniela é a protagonista do mais recente ‘blockbuster’ de Hollywood, ‘O Esquadrão Suicida’, em exibição nas salas de cinema do Mundo inteiro. Nesta longa-metragem dá vida à vilã Ratcatcher 2, a encantadora de ratos, num universo povoado de super-heróis.

Pub

O realizador, James Gunn, refere-se a Daniela como "uma estrela" e a revista ‘The Hollywood Reporter’ descreveu-a como ‘the next big thing’ - expressão usada para apontar casos muito promissores de sucesso. O futuro pertence aos deuses mas, numa entrevista recente, Daniela confessou que tem ido "a alguns castings" e recebido "muitos convites diretos para interpretar papéis", concretizando assim o sonho de qualquer ator. "São projetos sobre os quais ainda não posso falar mas que me deixam igualmente entusiasmada", disse em entrevista ao Observador.

Nascida em Lisboa em 1996, Daniela Melchior deu os primeiros passos no mundo da moda, enquanto estudava teatro. Estreou-se na televisão na telenovela ‘Mulheres’ (2014), participou depois na série televisiva ‘Massa Fresca’ (2016), seguindo-se telenovelas como ‘Ouro Verde’ (2017) ou ‘A Herdeira’ (2017), todas da TVI. No cinema, estreou-se em ‘O Caderno Negro’ (2018), seguindo-se ‘Parque Mayer’ (2018).

Pub

Em 2018, gravou também uma canção. Mas por uma boa causa. O tema, intitulado ‘O Que é Ser Normal? Apontar o Dedo ao Mal’, com letra de Catarina Furtado e música de Tiago Bettencourt, inseriu-se numa campanha contra a violência no namoro.

Daniela vive em Lisboa, mas não descarta a hipótese de se mudar para Los Angeles, EUA. Até porque, muito provavelmente, é na terra do Tio Sam que outras portas se abrirão no futuro.

Mais estrelas lá fora

Pub

Nos últimos tempos, outras atrizes portuguesas conseguiram saltar as fronteiras da ficção nacional para dar cartas lá fora. É o caso de Alba Baptista, que é uma das protagonistas da série ‘Warrior Nun’, um original da maior plataforma de streaming do Mundo, a Netflix. O elenco inclui também Joaquim de Almeida, veterano em andanças internacionais, mas foi Alba Baptista quem arrancou o papel principal.

O enredo, baseado na série de livros de manga com o mesmo título, começa no momento em que uma jovem de 19 anos acorda numa morgue com uma nova vida e um artefacto divino nas costas. Descobre que é dotada de superpoderes e que faz parte de uma organização antiga que tem como objetivo combater os demónios na Terra — mas há forças do bem e do mal que a querem encontrar e controlar. Alba Baptista, que se tornou conhecida pelos papéis nas telenovelas ‘Jogo Duplo’ e a ‘Impostora’ (TVI), veste a pele de AVA, uma jovem que vive a primeira experiência de liberdade, depois de anos de abusos e clausura num orfanato.

Também a atriz Joana Ribeiro continua em várias produções internacionais . Depois de rodar a terceira temporada da série alemã ‘Das Boot: O Submarino’, do canal AMC, entre a República Checa e em Malta, foi confirmada para o elenco principal da série ‘The Man Who Fell To Earth’, do canal norte-americano Showtime. Em breve, irá ocupar outro lugar de honra: será uma das protagonistas da primeira série portuguesa produzida para a Netflix.

Pub

Parte do sucesso que os atores portugueses têm alcançado no estrangeiro passa pelo programa ‘Passaporte’, promovido pela Academia de Cinema Português e pela diretora de castings Patrícia Vasconcelos, que todos os anos apresenta uma seleção de jovens talentos a diretores de castings internacionais. Quem se segue?

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

Partilhar