Dez pessoas serão julgadas por difamação e assédio sexista contra Brigitte Macron

A primeira-dama francesa foi alvo de comentários maliciosos sobre o seu género e sexualidade.

26 de outubro de 2025 às 16:45
Brigitte Macron Foto: Eliot Blondet-Pool/SIPA/Shutterstock
Brigitte e Emmanuel Macron Foto: NHAC NGUYEN / POOL/EPA
Brigitte e Emmanuel Macron Foto: GettyImages

1/3

Partilhar

Dez indivíduos serão presentes a julgamento no Tribunal Correcional de Paris, nos dias 27 e 28 de outubro, acusados de assédio sexista online contra Brigitte Macron, mulher do presidente francês Emmanuel Macron. Os réus, com idades entre os 41 e os 60 anos, são suspeitos de disseminar comentários maliciosos sobre o género e a sexualidade da primeira-dama, e associando a diferença de idades com o seu marido (24 anos mais novo) a pedofilia, segundo o Ministério Público de Paris.

A investigação foi iniciada pela brigada de repressão ao crime contra pessoas (BRDP), depois de Brigitte Macron ter apresentado uma denúncia em agosto de 2024, após anos de campanhas de desinformação que se intensificaram a partir de 2017, ano da eleição do marido. 

Pub

Os acusados podem enfrentar até dois anos de prisão se forem considerados culpados. Questionado pela AFP sobre se a primeira-dama francesa estará presente na audiência, o advogado de Brigitte Macron, Jean Ennochi, não quis responder.

Recorde-se que, além do processo em Paris, Brigitte Macron moveu, em julho, ações legais nos Estados Unidos contra a influenciadora Candace Owens. Entre as declarações proferidas no seu podcast e série de vídeos 'Becoming Brigitte', está a afirmação de que Brigitte Macron é transexual e que se chama, na verdade, Jean-Michel Trogneux, que é o nome do seu irmão mais velho.

O advogado da família, Tom Clare, adiantou ao podcast 'Fame Under Fire', da BBC, que os Macron estão dispostos a demonstrar "de forma genérica e específica" que todas as acusações são falsas.

Pub

Siga aqui o Vidas no WhatsApp para ficar a par das notícias dos famosos

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

Partilhar