Dívida saldada! Juan Carlos paga mais de 4 milhões de euros a empresários que lhe emprestaram dinheiro

Rei emérito teve de abandonar Espanha devido a um escândalo financeiro e amigos ajudaram-no a pagar a dívida ao fisco.

06 de agosto de 2025 às 21:00
Juan Carlos I
Juan Carlos Foto: LAVANDEIRA JR.
Juan Carlos e a mulher, rainha Sofía
Juan Carlos
Rei emérito Juan Carlos Foto: EPA

1/5

Partilhar

Juan Carlos I pagou integralmente os empréstimos que contraiu junto de um grupo de empresários para saldar as suas dívidas ao Tesouro espanhol. Segundo o 'El Mundo', o rei emérito aproveitou as receitas conseguidas durante o tempo em que esteve exilado em Abu Dhabi para devolver o montante que lhe foi emprestado por empresários de renome e aristocratas, cujas identidades permanecem desconhecidas, e cujo valor ultrapassa os 4,4 milhões de euros.

Visado por vários inquéritos judiciais, Juan Carlos saldou uma dívida fiscal de mais de quatro milhões de euros no início de 2021. Os impostos em atraso incidiam, noticiou na altura o 'El País', sobre o valor dos voos de que o rei beneficiou até 2018 de uma companhia aérea de jatos privados e que não declarou. Em dezembro de 2000, o rei emérito, que reinou entre 1975 e 2014, liquidou voluntariamente uma primeira tranche de impostos de quase 680 mil euros.

Pub

Outras investigações judiciárias visam as finanças do antigo monarca, suspeito de embolsar uma comissão no contexto da concessão de um contrato a empresas espanholas para construir um comboio de alta velocidade na Arábia Saudita em 2011. Os escândalos financeiros começam em 2018, quando agentes da polícia suíça foram enviados por um juiz para analisar as contas de uma empresa gestora de fundos alegadamente ilegais em paraísos fiscais, onde o rei emérito tinha investimentos pessoais.  

Pub

Desde que foi viver para Abu Dhabi, Juan Carlos faturou cerca de quatro milhões de euros. Segundo o 'El Mundo', as principais fontes de receita foram a venda dos direitos para a produção de documentários sobre sua vida e a intermediação em operações comerciais. O dinheiro serviu para saldar as suas dívidas a quem o ajudou.

Siga aqui o Vidas no WhatsApp para ficar a par das notícias dos famosos

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

Partilhar