“Este livro para mim foi um sopro de vida”: Bárbara Guimarães apresenta autobiografia

Apresentadora lançou ‘Tempestade Perfeita - Como Sobrevivi à Tormenta’, sobre a luta do cancro e a batalha judicial contra o ex-marido.

09 de abril de 2024 às 01:30
Bárbara Guimarães Foto: Direitos Reservados
Bárbara Guimarães foi apoiada pela família Foto: Direitos Reservados
João Baião, Júlia Pinheiro, Manuel Luís Goucha e Sílvia Rizzo Foto: Direitos Reservados
Rodrigo Guedes de Carvalho apresentou o livro Foto: Direitos Reservados
A atriz Mafalda Vilhena com a autora Foto: Direitos Reservados
Os jornalistas da SIC, Teresa Dimas e Bento Rodrigues Foto: Direitos Reservados
A mãe de Bárbara com Júlia Pinheiro Foto: Direitos Reservados

1/7

Partilhar

“Este livro para mim foi um sopro de vida.” É assim que Bárbara Guimarães fala de ‘Tempestade Perfeita -Como Sobrevivi à Tormenta’, uma autobiografia já disponível no mercado. Nesta obra, a apresentadora, de 50 anos, fala sobre o diagnóstico de cancro e o processo de violência doméstica que a levou a tribunal contra o ex-marido, Manuel Maria Carrilho.

Foi perante amigos, família e comunicação social que a estrela da SIC apresentou o livro, no Teatro Maria Matos, em Lisboa. Aos jornalistas, Bárbara Guimarães assumiu, contudo, que não foi fácil escrever a obra no qual expõe assuntos bem pessoais. “Temos sempre de fazer aqueles exercícios de voltar para trás e envolvermo-nos em cada uma das histórias”, explicou Bárbara Guimarães, admitindo poder voltar a escrever um segundo volume, até porque, como diz, “houve muita coisa que ficou para trás”. Para já, deixa um desejo. “Eu gostei de fazer este livro e gostava muito que ele servisse de inspiração. Escrevi-o como se estivesse diretamente a falar com o leitor, porque eu não sou escritora.” E remata: “É um testemunho sobre o cancro, mas não com a parte médica ou com a parte mais técnica. Tem a ver com o dia a dia. A parte técnica nem eu quis perceber muito bem. Deixei que o médico me guiasse e acho que era a forma mais saudável de viver esta batalha”, revelou ainda Bárbara Guimarães.

Pub

Frases retiradas do livro ‘Tempestade Perfeita - Como Sobrevivi à Tormenta’

"Estava apaixonada. Estar com uma pessoa mais velha dava-me uma outra perspetiva sobre a vida".

Pub

"Apesar de ter passado por momentos em que pensei que o fim estava perto, não vivo atormentada com isso."

"O casamento foi desde cedo um projeto de família. Aos 30 anos nasceu o Dinis e depois a Carlota, os verdadeiros amores da minha vida".

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

Partilhar