Estrela Novais enfrentava um cancro

Atriz já não conseguia falar

08 de março de 2024 às 13:33

1/5

Partilhar

O mundo da representação ficou mais pobre. Isto porque morreu Estrela Novais, esta quinta-feira, dia 7 de março, com 70 anos, de causas naturais, apesar de estar a lutar contra um cancro. A atriz iria completar 71 anos na próxima quarta-feira, dia 13 março.

"Faleceu hoje de manhã, a dormir", revelou Ricardo Castro ao Correio da Manhã, explicando como soube da situação. "Perguntei à pessoa mais próxima dela, que tem sido mais do que filho que é o professor Gonçalo Barata, também ator, o que é que tinha acontecido e ele disse-me: 'Eu fui a casa dela, tinha a chave e ela estava deitada na cama'. Foi uma dádiva, merecia isso", disse o ator dando conta que a atriz vivia sozinha e não tinha filhos.

Pub

Ricardo Castro que era como um "filho adotivo" para Estrela Novais contou-nos ainda que a atriz estava a enfrentar um cancro. "Tinha-lhe sido diagnosticado um cancro. Ia começar os tratamentos em breve", disse o ator não sabendo bem em que zona estaria alojada esta doença oncológica, apesar de desconfiar que fosse na laringe. "O marido dela faleceu do mesmo, o Carlos Lacerda", contou o ator.

"Isto do cancro, ela só começou a tratar ontem. Ela só foi ontem ao médico. Ela ontem foi ao IPO à otorrinolaringologia para preparar as coisas, fazer mais exames, como é que havia de abordar o cancro, depois tinha de ir para um oncologista, para perceber o tipo de tratamento", disse o ator notoriamente abalado.

Pub

O ator conhecido por dar vida a Vasco, na série cómica 'Prédio do Vasco', recorda Estrela Novais como uma mulher "fabulosa""uma atriz diferente" e "muito bonita". "Foi uma mulher muito importante no teatro, tanto na formação, na fundação de companhias de teatro. Ela foi fundadora da Seiva Trupe no Porto, passou pelo teatro A Barraca , passou por vários teatros", disse o artista.

"Foi e ainda era professa, mesmo agora sem voz escrevia aos alunos num papel: "Faz isto, faz aquilo". Foi professora mais de 25 anos, a dar aulas na Oficina Expressão Dramática, na Dom Pedro V, onde passou imensa gente. Foi presidente do sindicato dos atores durante muitos anos e era uma mulher formada pelo conservatório de Roma, licenciada em teatro, era uma mulher do cinema, do teatro", acrescentou ainda Ricardo Castro que também foi aluno de Estrela Novais. "Fui aluno dela e aliás só fui ator , porque ela me fez apaixonar pelo teatro", garantiu.

Estrela Novais, era tia por afinidade do ator Ângelo Rodrigues e segundo Ricardo Castro "adorava o sobrinho". A última novela em que entrou foi em 'Amar Demais', na TVI, em 2020, onde também entrou Ricardo Castro. "Ela fazia uma matriarca com muita graça", recordou o ator.

Pub

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

Partilhar