Felipe VI afasta-se de Letizia devido ao novo escândalo que atinge a consorte

O rei 'assobia para o lado' e garante não saber das transferências monetárias da mulher e das conversas desta com Pedro Sánchez.

27 de junho de 2025 às 21:00
Letizia e Felipe VI
Letizia e Felipe VI Foto: Kiko Huesca/Lusa
Rei Felipe VI de Espanha e a rainha Letizia Foto: DR
Letizia

1/4

Partilhar

Várias fontes especializadas na Casa Real revelaram nos últimos dias um escândalo que, a ser verdade, poderá cair que nem uma bomba no Palácio de Zarzuela, em Madrid. 

Pub

A informação em causa refere-se a gravações descobertas pela UCO (Unidad Central Operativa) de conversas entre a rainha Letizia e o primeiro-ministro espanhol Pedro Sánchez, nas quais a consorte procuraria conselhos para realizar investimentos fora de Espanha, na República Dominicana. O conteúdo sensível das conversas levou o Centro Nacional de Inteligência (CNI) a intervir.

Segundo a mesma fonte, agentes do CNI deslocaram-se ao Palácio da Zarzuela para interrogar Letizia que, alegadamente, os recebeu com hostilidade e os expulsou do local, recusando colaborar: "Dizem-me que ela os recebeu em voz alta, com desprezo, e que os expulsou da Zarzuela de uma forma muito desagradável", revela o 'El Nacional'.

Pub

Além disso, Felipe VI terá garantido à UCO que desconhecia por completo as ações da mulher. Esta atitude de distanciamento do monarca tem sido interpretada por analistas como uma tentativa de preservar a própria imagem. Para Castillón, o rei "olha para o lado quando há casos de corrupção ou quando Sánchez o atropela, o que acontece quase diariamente, por razões que desconhecemos, mas que começamos a pressentir".

Estas questões, como salienta o jornalista, podem estar relacionadas com a obsessão do chefe de Governo em acabar com a monarquia. Nesse sentido, Castillón assegura que existe uma versão que aponta para o facto de que "quem divulgou estas conversas à UCO foi o próprio Sánchez", com o objetivo de "envolver a Casa Real num novo escândalo, desviar as atenções dos seus casos de corrupção ou mesmo acabar com a monarquia neste país, que, como sabemos, é uma das suas obsessões e dos seus parceiros de governo". E, sabendo disso, Felipe terá decidido desvincular-se do assunto.

Pub

Até ao momento, nem a Casa Real nem o Executivo se pronunciaram oficialmente sobre o caso.

Siga aqui o Vidas no WhatsApp para ficar a par das notícias dos famosos

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

Partilhar