Felipe VI renuncia a herança do pai Juan Carlos

O Rei tomou a decisão devido às suspeitas de corrupção que envolvem o rei emérito.

16 de março de 2020 às 11:57
Juan Carlos com o filho, Filipe de Espanha
Partilhar

A Casa Real Espanhola anunciou no passado domingo, dia 15 de março, que o rei Felipe VI renunciou à herança pessoal do pai, Juan Carlos, e decidiu cancelar a verba que lhe era atribuída, no valor de quase 200 mil euros, como reação às suspeitas de corrupção que envolvem o rei emérito.

Felipe VI não quer ser associado aos escândalos que envolvem o progenitor de 82 anos, deixando assim de poder estar também associado a qualquer negócio que Juan Carlos possa ter no exterior.

Pub

Desta forma, o monarca vai deixar de receber o subsídio público previsto no orçamento para a família real. 

Juan Carlos vai prescindir de qualquer ativo, "investimento ou estrutura financeira cuja origem, características ou finalidade possam não estar em consonância com a legalidade ou com os critérios de integridade que regem a sua atividade institucional e privada", como pode ler-se no anúncio feito pela Casa Real.

Pub

Este anúncio acontece num momento em que está a decorrer uma investigação a um suposto pagamento irregular de 110 milhões de dólares que Juan Carlos terá recebido em 2008 proveniente da Casa Real da Arábia Saudita.

Suspeito de casos de corrupção, o nome do filho Felipe, que recebeu a coroa em 2014, depois do pai abdicar do trono após uma série de escandâlos, surgiu como beneficiário da fundação, mas o rei garante desconhecer essa associação.

Felipe pediu ao pai que "deixasse a designação sem efeito", e manifestou que não ia aceitar "nenhuma participação ou benefício na entidade".

Pub

No comunicado, a Casa Real espanhola justifica a decisão fazendo referência ao discurso de proclamação de Felipe VI, em junho de 2014, no qual o marido de Letizia realçou que"a Coroa deve zelar pela dignidade da Instituição, preservar o seu prestígio e observar uma conduta íntegra, honesta e transparente, como corresponde à sua função institucional e à sua responsabilidade social".

Recorde-se que, no ano passado, Juan Carlos recebeu um subsídio anual de mais de 190 mil euros. 

Agora, Felipe VI vai distanciar-se do pai numa tentativa de recuperar a imagem da monarquia, manchada após as polémicas que envolvem o rei Juan Carlos.

Pub

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

Partilhar