Joe Biden: Vida marcada por dramas

Novo presidente dos Estados Unidos vive assombrado pela morte da primeira mulher e da filha bebé num trágico acidente

20 de novembro de 2020 às 12:11
Joe Biden
Joe Biden
A mulher de Joe Biden, Jill e os cães do casal
Joe Biden Foto: D.R.

1/4

Partilhar

A vida de Joe Biden é marcada por episódios trágicos. Discreto e reservado, o homem que vai substituir Donald Trump na Casa Branca ficou viúvo aos 29 anos, altura em que também perdeu uma filha. Décadas depois, Biden viu o filho mais velho morrer com cancro e um outro a lutar contra a dependência de drogas.

Nascido em Scranton, na Pensilvânia, a 20 de novembro de 1942 (77 anos), no seio de uma família irlandesa católica, filho de um vendedor de carros e de uma professora, Biden casou em 1966 com Neilia Hunter, uma professora que conheceu durante umas férias nas Bahamas. Os dois tiveram três filhos: Beau, Hunter e Naomi.

Pub

Poucas semanas após ser eleito senador, a mulher seguia com os filhos para fazer compras de Natal quando o seu carro foi abalroado por um camião. Neilia e Naomi, que tinha apenas 13 meses, morreram no local. Beau, de quatro, e Hunter, de dois, ficaram gravemente feridos, o que levou Biden a interromper a carreira política para ficar com eles.

CANCRO E DROGAS

Pub

A tragédia voltou a bater à porta da família Biden, em 2010, quando Beau, que seguiu as pisadas do pai na política, deu entrada no hospital com fortes dores de cabeça. Três anos depois foi-lhe diagnosticado um tumor no cérebro, do qual acabaria por morrer em 2015, aos 46 anos. Já Hunter passou décadas a lutar contra o vício do álcool e das drogas, chegando a ser dispensado das suas funções na Marinha dos EUA, e manteve um caso polémico com a cunhada, Hallie, viúva do irmão.

Biden, por sua vez, voltou a casar em 1977 com Jill Jacobs, também professora. O casal tem uma filha, Ashley, hoje com 39 anos, e mantém-se junto há mais de quatro décadas.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

Partilhar