Júri chega a veredito sobre quatro das cinco acusações contra Diddy
Os jurados ainda não chegaram a um consenso sobre a acusação de conspiração de extorsão, que pode condenar o rapper a prisão perpétua. A decisão final poderá chegar esta quarta-feira.
Nesta terça-feira, 1 de julho, os doze jurados entregaram uma nota ao juiz Arun Subramanian, indicando terem alcançado um veredito relativamente às acusações dois, três, quatro e cinco, ligadas a tráfico sexual e transporte para fins de proxenetismo das duas principais vítimas: Cassie Ventura e uma mulher que depôs sob o nome fictício de 'Jane'. Contudo, a nota não revelava se o rapper Sean 'Diddy' Combs foi considerado culpado ou inocente relativamente a essas acusações.
Após a entrega do documento, os advogados do rapper rodearam-no para conversar, visivelmente agitados, enquanto Combs permanecia cabisbaixo, respondendo pouco à sua equipa de defesa. Momentos depois, dirigiu-se aos seus seis filhos, trocando palavras em voz baixa com cada um.
Lida em tribunal, a nota indicava que os jurados não conseguiram chegar a um consenso sobre a primeira acusação, conspiração para cometer extorsão, a mais grave do processo e que pode implicar prisão perpétua. O júri justificou a indecisão referindo que "existem opiniões pouco convincentes de ambos os lados".
Marc Agnifilo, advogado de Diddy, afirmou que os jurados já deliberaram cerca de treze horas e chegaram a conclusões parciais, argumentando que não era necessário fornecer mais instruções para que continuassem. Ainda assim, defendeu que deveriam prosseguir com as deliberações sobre a acusação pendente.
A procuradora Maurene Comey concordou, acrescentando que o júri "não deliberou durante tempo suficiente" e deveria continuar a trabalhar até alcançar uma decisão sobre a acusação principal.
Antes de os jurados voltarem a deliberar, o juiz reforçou que qualquer decisão deverá ser unânime, mas que ninguém deverá ceder nas suas convicções apenas para alcançar um consenso ou por influência dos restantes membros.
Entre as acusações já avaliadas, Diddy é acusado de ter traficado sexualmente as ex-namoradas Cassie Ventura e 'Jane', além de as transportar entre cidades, estados e até países para participarem em maratonas sexuais extremos com acompanhantes e strippers, eventos designados como 'freak-offs'.
O júri volta reunir-se esta quarta-feira, dia 2 de julho, para tentar chegar a um consenso e possivelmente um veredito final.
Siga aqui o Vidas no WhatsApp para ficar a par das notícias dos famosos
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt