Mãe do enfermeiro que tratou Boris Johnson do coronavírus orgulhosa: "Ele está na linha da frente"

Edite, mãe do profissional de saúde português que esteve ao lado do primeiro-ministro britânico no hospital, contou os momentos dramáticos.

13 de abril de 2020 às 14:30
Partilhar

Edite Pitarma, mãe do enfermeiro português que está de serviço em Inglaterra e tratou de Boris Johnson, Luís, esteve em direto na emissão desta segunda-feira do 'Programa da Cristina'.

O primeiro ministro britânico de 55 anos, que recebeu cuidados num hospital em Londres, St. Thomas, após ser infetado pelo novo coronavírus

Pub

Com 29 anos, natural de Aveiro, Luís trabalha no hospital de Londres há quatro anos, e ficou nervoso quando soube a missão que tinha em mãos, tal como contou a sua progenitora, em declarações à apresentadora.

"Quando o chamaram para tratar do Boris Johnson, ele estremeceu todo", confessou Edite em conversa com a apresentadora. 

Pub

"Ele é especialsita dos cuidados intensivos. Eu sinto-o nervoso desde que isto começou porque tem estado na linha da frente. Dói-me muito saber todos os dias que ele está ali", revela Edite, que também não esconde a preocupação por ver o filho trabalhar nesta situação que se enfrenta. 

"Ele não tinha trabalho cá. Foi para lá por necessidade. Mandou mais de 200 currículos e ninguém o chamou", contou, admitindo que o filho estava de férias em Portugal quando teve de regressar mais cedo a Inglaterra. Edite garante ainda que fica orgulhosa e com um sorriso de 'mãe babada'.

Em relação a Boris Johnson, Edite revela: "Ele lida dificilmente com estas emoções. Antes de tratar do primeiro ministro, morreu uma doente com 22 anos vítima de coronavírus. E ele estava muito triste"

Pub

"Quando o primeiro ministro agradeceu ao seu filho, como se sentiu?", questionou Cristina Ferreira, referindo-se às felicitações que Marcelo Rebelo de Sousa fez ao filho, por telefone. 

Edite acabou por confessar que Luís não está a lidar bem com o mediatismo que se gerou à volta do seu nome. 

"Ele disse-nos que os meios de comunicação andavam atrás dele e que podiam ir atrás da nossa família e para estarmos calmos. Foi o nosso presidente da Républica que falou com ele e o acalmou, porque ele estava muito transtornado, nunca gostou de protagonismo", desabafou Edite.

Pub

No entanto, Cirstina Ferreira não resistiu a brincar com a mãe do enfermeiro, dizendo-lhe que o filho está a aparecer em todos os jornais.

"Eu já comprei algumas para lhe mostrar", terminou Edite, emocionada. 

Recorde-se que Boris Johnson já está em casa, a recuperar da doença. O primeiro ministro do Reino Unido também fez questão de agradecer publicamente a Luís Pitarma pelos cuidados prestados.

Pub

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

Partilhar