Mundo do espetáculo chora a morte de Eunice Muñoz

Atriz é recordada como a “verdadeira dama do teatro” mas também pelo seu “fantástico sentido de humor”.

17 de abril de 2022 às 01:30
Eunice Muñoz Foto: Direitos Reservados
Manuel Luís Goucha recordou a última conversa que tinham tido, há um ano. “Os seus gestos trazem a brisa e o ciclone” Foto: Direitos Reservados
Carla Andrino agradeceu por “tanto” à “querida e doce Eunice”, com quem contracenou Foto: Direitos Reservados
Alexandra Lencastre emocionou-se ao recordar a amiga: “Quando a admiração passa a amor” Foto: Direitos Reservados
Filipe La Féria lembrou a “atriz única, de génio” e comparou-a a fénix: “ela renovava-se sempre” Foto: Direitos Reservados
Sofia Grillo mostrou-se grata por ter aprendido com Eunice: “para sempre, obrigada, obrigada” Foto: Direitos Reservados

1/6

Partilhar

Considerada uma das melhores atrizes portuguesas de todos os tempos, Eunice Muñoz deixou o mundo do espetáculo mais pobre e os aplausos continuam a ecoar desde o dia da sua morte, na sexta-feira, aos 93 anos.

O apresentador Fernando Mendes dedicou-lhe palavras emocionadas. "Uma salva de palmas para esta grande senhora, a verdadeira dama do teatro português. Muito grato por tudo aquilo que fez pela nossa nobre profissão". Herman José, com quem a artista trabalhou, já a recorda com saudade. "Que me seja permitido o atrevimento de a recordar pelo seu fantástico sentido de humor, um dos segredos responsáveis pela sua fascinante frescura intelectual. Um exemplo. Uma inspiração. Um encantamento". O radialista Nuno Markl também destacou o lado divertido da veterana atriz que, em pleno confinamento, aceitou participar num dos diretos feitos por Bruno Nogueira no ‘Como É Que o Bicho Mexe’ (Instagram). "Esteve à altura da loucura e da felicidade daquelas noites. Deixará saudades como a grande atriz e mulher que era", disse.

Pub

Ricardo Carriço agradece-lhe a motivação que lhe deu no início da carreira. "Há pessoas tão especiais que nas alturas mais importantes da nossa vida nos deixam mensagens que nos aquecem a alma e nos marcam para sempre. ‘Não desista nunca do teatro!’. Foram estas as palavras da Eunice no dia em que a conheci, na minha estreia em teatro."

As cerimónias fúnebres decorrem na Basílica da Estrela, esta segunda-feira, a partir das 17h00, e terça-feira (dia de luto nacional), seguindo o funeral para o Cemitério do Alto de São João, Lisboa.

Pub

Reações

"A Eunice deixou-nos, mas tanto que nos deixou a Eunice"

César Mourão

Pub

"Uma atriz do tamanho do universo"

Manuel Marques

"O mundo perdeu fisicamente uma das suas melhores artistas"

Pub

Heitor Lourenço

"Uma referência nacional. Um caso raro onde o talento e a afabilidade caminharam juntos"

Eduardo Madeira

Pub

"Deixa-nos um legado enorme. Eunice será Eterna"

Noémia Costa

"A Eunice é maior do que todas as palavras"

Pub

Sara Barradas

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

Partilhar