Namorado de Rita Matias, que é segurança de André Ventura, condenado por roubo de 10 euros

Hélio Filipe, que é guarda-costas de André Ventura, foi condenado a pena suspensa de 2 anos de prisão pelo roubo de homem que espancou.

15 de junho de 2025 às 20:47
Rita Matias Foto: Direitos Reservados
Hélio Filipe Foto: Direitos Reservados
Hélio Filipe Foto: Direitos Reservados
Hélio Filipe
Hélio Filipe

1/5

Partilhar

O novo namorado da deputada Rita Matias tem cadastro: foi condenado no ano passado pelo roubo de 10 euros a um homem. Os factos julgados pelo Tribunal de Loures são anteriores à relação profissional e política de Hélio Filipe com o Chega - é hoje segurança privado de André Ventura e militante do partido.

Pub

Quando era segurança numa discoteca em Torres Vedras, Hélio roubou dez euros da carteira de um cliente que estava prostrado no chão, depois deste ter sido violentamente agredido. Segundo o acórdão, juntamente com outro homem, o segurança dirigiu um cliente às traseiras da discoteca e agrediu-o com violência. “Desferiram vários socos e pontapés no corpo do ofendido, que estava deitado no solo e impedido de se defender”, relatam as juízas Carla Sofia Silva, Mariana Santos Campino e Maria Tília de Almeida.

Os agressores revistaram depois o homem, que foi expulso do estabelecimento de diversão noturna por se ter apropriado de uma garrafa de álcool sem pagar, e “retiraram uma nota com o valor facial de 10 euros” da sua carteira. Hélio acabou condenado a dois anos de prisão, suspensa, e ao pagamento de 500 euros ao queixoso.

De fora ficou o crime de ofensa à integridade física, uma vez que a vítima retirou a queixa. Já os crimes de extorsão, rapto, sequestro, detenção de arma proibida, denúncia caluniosa, falsificação de documento e falsidade de testemunho, que faziam parte da mesma acusação mas que se referiam a situações distintas, caíram por falta de provas.

Pub

De acordo com o currículo na rede social LinkedIn, Hélio Filipe foi estudante de Direito na Universidade Autónoma de Lisboa entre 2016 e 2020. Tem ainda uma pós-graduação em Coordenação de Segurança em Recintos Desportivos e outra em Gestão e Direção de Segurança, na mesma universidade. Em 2013 já tinha tirado um curso de proteção pessoal VIP em Israel.

O amor entre Rita e Hélio, , é relativamente recente e o casal tem tentado manter a situação discreta. Sem nunca referir o nome do dono do seu coração, a deputada disse no podcast ‘Devaneios’ que por ter “um ritmo de vida louco”, o namoro é “desafiante”.

Sobre Hélio, sabe-se que participa no campeonato nacional de tiro prático com armas de caça, gosta de boxe e é viciado em desporto.

Pub

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

Partilhar