Nereida defende CR9: "Quem critica é porque tem inveja"

As fotografias que Cristiano Ronaldo tirou para a campanha publicitária de uma conhecida marca de roupa estão a causar polémica.

17 de janeiro de 2010 às 11:11
importa Foto: Direitos reservados
Partilhar

Depois de Raul Abiol, um dos colegas de Ronaldo no Real Madrid, ter afirmado ao jornal espanhol ‘Marca’ que o jogador português não tem o corpo musculado com que aparece na recente campanha da Armani e de ter insinuado que as fotos teriam sido manipuladas, eis que várias vozes se levantam para calar as do central espanhol.

Companheiros de equipa, jogadores da Selecção, ex-namoradas e fotógrafos contactados pelo nosso jornal acreditam que as fotos foram retocadas como é hábito em qualquer campanha publicitária, não para adulterar o corpo do atleta mas apenas para delinear e contrastar determinados traços físicos.

Pub

Higuaín, um dos companheiros de Cristiano no Real Madrid, por exemplo, é um dos que não se mostra surpreendido com a musculatura do internacional português. 'Ronaldo passa muito tempo ao espelho. Ele é obcecado pelo corpo e é muito vaidoso,' diz ao CM o avançado argentino, de 22 anos.

Nereida Gallardo, ex-namorada de Cristiano, afirma que não entende a polémica: 'Que mal há em retocar as fotos. A produção está genial. Quem critica é porque tem inveja.'

Pub

Também Francisco Paraíso, editor de fotografia do CM, que costuma acompanhar a Selecção Nacional e que há muitos anos fotografa Cristiano Ronaldo, lembra que toda a fotografia de publicidade para promover uma marca tem sempre tratamento. 'Não acredito em nenhuma manipulação abusiva, mas acredito em pequenos retoques para contrastar determinados pormenores do corpo', afirma Paraíso, que chama a atenção para o facto das fotos da campanha serem a preto e branco, 'o que realça ainda mais os contornos e os músculos do corpo'.

António Gaspar, o fisioterapeuta que está por detrás da recuperação de Ronaldo, garante, por seu turno, que o jogador 'é um atleta por excelência'.

DEFESA

Pub

Nereida Gallardo e o colega de equipa do português Higuaín são os primeiros a defender a produção de Cristiano Ronaldo. A maiorquina diz mesmo que não entende a polémica que se criou.

INSPIRAÇÃO GRECO-ROMANA

De acordo com Rui Vasco, fotógrafo das áreas da moda e glamour, a produção que Ronaldo fez para a Armani 'é inspirada na imagem clássica das estátuas greco-romanas'. Tecnicamente falando, a produção é baseada numa luz única e contrastada, direccionada de cima para baixo por forma a contrastar os músculos. 'Depois vê-se que o Cristiano está a contrair o corpo, o que realça ainda mais os abdominais', diz Rui Vasco, que não afasta a hipótese de o jogador ter feito uma sessão de abominais antes das fotos.

Pub

Quanto à questão de se ter usado ou não Photoshop, o fotógrafo é peremptório: 'Terá sido usado tanto quanto se usa para a Madonna ou a Sharon Stone.'

REACÇÕES

'RONALDO TEM UM CORPO FORA DO NORMAL' (Nuno Valente, Ex-futebolista)

Pub

'Ronaldo tem um corpo fora do normal. Não é de agora. Em Inglaterra, os jogadores gostam muito de fazer trabalho de ginásio e musculação e não me custa nada a acreditar que Ronaldo goste de fazer trabalho de ginásio. Se ficou com o físico assim, só ele saberá, mas a musculação ajuda.'

'NO CLUBE FAZ-SE MAIS TRABALHO MUSCULAR' (Agostinho Oliveira, Treinador)

'Não me ponha a falar dos chumaços do Ronaldo. O que lhe posso dizer é que nos clubes se faz muito trabalho muscular e que o Cristiano trabalha bastante essa vertente também. É um atleta com níveis físicos de excelência, mas essa história de manipulação de fotos não é para mim.'

Pub

Mais fotografias na Fotogaleria

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

Partilhar