Nininho Vaz Maia protege os filhos de tradição cigana: "Eu não concordo"
Artista não imagina a filha a casar em tenra idade. Filho do cantor já tem uma noiva prometida.
Nininho Vaz Maia nunca renegou as suas origens ciganas. É filho de pai de etnia cigana que casou com uma mulher fora da comunidade.
Apesar de ter crescido com os costumes impostos, há tradições com as quais não concorda. Entre elas está o facto de as meninas casarem muito jovens em relações previamente combinadas pelos progenitores.
"Aos 11 ou 12 anos deviam estar a brincar e na escola e não estão. Já estão a aprender o que deve fazer uma mulher. São mulheres mais cedo do que deviam ser. Já se sentem mulheres...", disse o artista em conversa com Manuel Luís Goucha, em 2021, na TVI.
O cantor não tem pudores em assumir que é contra esta tradição e vai mais longe ao individualizar o caso com a sua filha. "Eu não concordo com algumas tradições, claro que não. Tenho uma filha e não a imagino a casar aos 14 anos [atualmente tem 18 anos]. Não quero que vejam isso com uma crítica, ou que somos nós que fazemos isso às nossas filhas. É por livre vontade delas porque já vem da educação".
Por outro lado, com o filho de Nininho, o cenário é diferente. O artista revelou publicamente que aos nove anos de idade o rapaz já tinha uma noiva prometida, tratando-se de uma tradição cigana. "Ele já tem noiva. Não quero dizer que tem de casar com ela, com isso aproveito para explicar: as pessoas ainda pensam que… Isso já lá vai muitos anos, nós também casamos com quem gostamos", explicou o artista em conversa com Rodrigo Gomes e Daniel Fontoura.
A relação dos dois jovens vai sendo avaliada pelos progenitores ao longo do seu crescimento e estes ainda podem mudar de ideias. "Ele tem uma noiva, pode estar encaminhado e mais tarde vamos perceber, nós pais, se gostam um do outro, se vão ser felizes…"
Recorde-se que Nininho Vaz Maia está envolvido numa operação policial de combate ao tráfico de droga, sendo um dos arguidos. A família tem sido o principal pilar do cantor.
Siga aqui o Vidas no WhatsApp para ficar a par das notícias dos famosos
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt