“Parece que estamos numa zona de guerra”: Joaquim de Almeida conta como tem lidado com os fogos em Los Angeles
O ator, que vive na zona mais afetada pelos incêndios, recebeu o jornalista do NOW Pedro Mourinho, e contou que nunca viu nada assim.
Joaquim de Almeida, de 67 anos, tem andado entre os Estados Unidos e Portugal há mais de duas décadas. A viver atualmente em Los Angeles, recebeu o jornalista do NOW Pedro Mourinho, e num cenário devastado pelo fogo contou como ele e alguns dos amigos têm lidado com esta catástrofe. “Isto ficou irreconhecível, completamente destruído. Parece que estamos numa zona de guerra. O grande medo das pessoas que vivem nesta zona era de que um dia acontecesse algo como um tsunami e agora foi isto. É uma dor de alma, para quem conheceu esta zona, vê-la assim. Faz muita impressão”, começou por contar o ator português.
Quando os incêndios começaram naquela zona dos Estados Unidos da América, Joaquim de Almeida estava em Portugal, mas o regresso a Los Angeles foi doloroso. “Não conseguia respirar e os carros quando paravam ficavam cheios de cinza. Há 21 anos aqui já tinha visto incêndios, mas nada comparado com isto”, disse o artista.
Joaquim de Almeida tem vários amigos que perderam a casa e muitos conhecidos da área do cinema. Muitos deles nem sabem se querem reconstruir as casas, pois já têm uma certa idade. O ator confessa ainda que a reconstrução daquele sítio vai demorar anos e que limpar tudo vai ser um trabalho incrível. Tal como em Portugal, também nos Estados Unidos todos os anos se fala do problema dos incêndios, mas mesmo assim o artista revela que houve um corte de milhões. “Agora, o essencial é a água e a luz”, terminou.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt