Polémica: Cantiga ridiculariza casamento gay

"O Zezinho pane... casou com o Manuel das Tricas; convidaram a família, os amigos e os maricas." Estes são versos de uma canção que Quim Barreiros

27 de maio de 2010 às 20:52
importa Foto: João Miguel Rodrigues
Partilhar

"O Zezinho pane... casou com o Manuel das Tricas; convidaram a família, os amigos e os maricas." Estes são alguns dos versos da canção que Quim Barreiros escreveu a propósito do casamento homossexual e que estão a causar mal-estar junto da comunidade gay.

"É o retrato do preconceito derrotado na Assembleia da República a 8 de Janeiro" (data da aprovação da proposta de lei do Governo sobre o casamento de pessoas do mesmo sexo), diz Paulo Corte Real, dirigente da associação ILGA - Intervenção Lésbica, Gay, Bissexual e Transgénero, sobre a canção ‘O Casamento Gay'.

Pub

O presidente da Opus Gay, António Serzedelo, considera o músico "homofóbico" e acusa-o de "discriminação". Também a Comissão para a Cidadania e Igualdade de Género, sob a tutela da Presidência do Conselho de Ministros, "lamenta que sejam usados conteúdos discriminatórios, musicais ou de outro tipo, e que atentam contra a liberdade individual, o respeito e a tolerância".

Quim Barreiros diz, com ironia, desconhecer o significado da palavra homofóbico ou homossexual. "Mas sei o que é um pane... e fiz uma cantiguinha usando o português corrente, porque o meu público não vai à Gulbenkian", garante o cantor, que, assumindo-se "absolutamente a favor do casamento gay", conclui: "O meu meio artístico está recheado de homossexuais e as reacções à minha cantiguinha até têm sido simpáticas."

APONTAMENTOS

Pub

REFRÃO

"... com gestos de bichona, o menu apresentou: primeiro vaca galo... e como sobremesa banana pêssego".

SEM QUEIXAS

Pub

A Comissão para a Cidadania e Igualdade de Género não tinha recebido, até ontem, qualquer queixa relativa ao teor da letra.

EDUCAÇÃO

"Há muito trabalho de educação a fazer... a aprovação do casamento foi o início do processo", reconhece a ILGA. 

Pub

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

Partilhar