Realeza: William e Kate casam-se em 2011

O Reino Unido está em êxtase. A Casa Real britânica confirmou o casamento de William e Kate Middleton. Enlace está marcado para 2011 e há quem garanta

17 de novembro de 2010 às 12:00
importa Foto: Paul Hackett, Reuters
Partilhar

O Reino Unido está em êxtase. A Casa Real britânica confirmou o casamento de William e Kate Middleton. O enlace está marcado para 2011 e há quem garanta que acontecerá no dia em que os pais do príncipe, Lady Di Carlos de Inglaterra, se casaram: 29 de Julho.

Ontem, os noivos, de 28 anos, fizeram o anúncio perante um batalhão de jornalistas e fotógrafos. No Palácio de St. James, o príncipe - segundo na linha de sucessão ao trono - partilhou a sua felicidade, enquanto Kate exibiu o anel de noivado, que pertenceu a Diana de Gales.

Pub

Foi no mês passado, numas férias no Quénia, que William pediu a namorada em casamento. "Foi muito romântico, mas muito pessoal", disse a jovem, enquanto William preferiu não revelar se se ajoelhou. O noivado é o culminar de oito anos de namoro, com uma separação pelo meio.

Em Abril de 2007, separaram-se, alegadamente por falta de maturidade de William. Nessa altura, o príncipe não se privou da vida boémia e foi visto em bares a beber. Até que, em Agosto, o casal deu nova oportunidade à relação. No entanto, a paz voltou a ser interrompida quando Kate deixou o emprego numa cadeia de roupas para se dedicar à fotografia.

Pub

A crítica britânica não viu com bons olhos o facto de a jovem não ter um trabalho a tempo inteiro. Ultrapassadas as polémicas, começa agora a contagem decrescente para o casamento, que marca uma viragem na coroa britânica. Kate é a primeira plebeia a casar-se com um herdeiro da coroa desde Wallis Simpson, a norte-americana divorciada que, nos anos 30, levou Eduardo VII a abdicar do trono.

HOMENAGEM A DIANA COM ANEL

Numa clara homenagem à mãe, William ofereceu à sua noiva o anel de noivado que foi de Diana de Gales. "Esta foi a forma que encontrei para que a minha mãe esteja presente neste momento", explicou o príncipe.

Pub

Foi em 24 de Fevereiro de 1981 que Diana de Gales apresentou publicamente o seu anel de noivado. Na altura, a escolha da jóia foi bastante criticada, quando se descobriu que não tinha sido concebida propositadamente para a futura princesa. Isto porque Carlos de Inglaterra pediu-a em casamento sem uma jóia, insistindo em que a noiva pensasse em todas as implicações que iria ter pelo facto de ser sua mulher. Mas Diana não precisou de muito tempo para reflectir e aceitou rapidamente o pedido.

Depois de uma vasta selecção, a princesa do povo escolheu, através de um catálogo, o anel da Garrard - os joalheiros oficiais da coroa britânica desde 1843 -, que custou cerca de 30 mil euros. Aliás, até o preço do anel foi alvo de críticas por ter sido anunciado.

Mesmo com a separação do príncipe, Diana de Gales usou o anel que o então noivo lhe ofereceu praticamente até morrer. Um ano antes do acidente que a vitimou, em Paris (em Agosto de 1997), a princesa do povo foi surpreendida a usar a jóia. Ao longo dos anos, as réplicas multiplicaram-se.

Pub

O famoso anel, agora na mão direita de Kate Middleton, tem a forma oval, com uma safira azul no meio. Pesa 18 quilates e tem incrustados 14 pequenos diamantes.

Mais fotografias em FOTOS

SAIBA MAIS

Pub

SAFIRA E DIAMANTES

O anel tem uma safira azul de 18 quilates e 14 diamantes.

28 MIL LIBRAS

Pub

Vinte e oito mil libras foi o preço pago pelo anel em 1981 (cerca de 30 mil euros). Com a inflação, daria hoje 80 mil.

JOALHEIRO

A jóia criada pelos joalheiros Garrard não é obra única e há anéis iguais à venda.

Pub

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

Partilhar