Rita Mendes: "Foi um momento mágico"
Passou 12 horas em trabalho de parto e teve o bebé dentro de água. Três dias após o nascimento de Afonso, Rita Mendes revela-se babada.
Passou 12 horas em trabalho de parto e teve o bebé dentro de água. Três dias após o nascimento de Afonso, Rita Mendes revela-se babada.
- Como estão a ser os primeiros tempos com o seu filho em casa?
- Agora estamos na fase de habituação. Estou há pouco tempo em casa e os últimos dias foram muito duros. Foram três noites sem dormir e sinto-me bastante cansada.
- O Afonso nasceu de parto natural?
- Tive o parto na água, sem epidural e com as dores todas inerentes. Foi à antiga. Foi a experiência mais fantástica e assustadora que alguma vez tive na vida. Foi muito intenso a todos os níveis.
- Foi uma decisão sua ter um parto sem epidural?
- Sim, e não me arrependo. Foi um momento mágico em que eu própria tive oportunidade de participar no parto e ajudar no nascimento do Afonso. Depois, foi tudo muito bonito, dentro de uma pequena piscina, com velas e música ambiente. Mas também é verdade que foram dores horríveis, além de que estive 12 horas em trabalho de parto.
- Quem teve ao lado nesse momento?
- A minha mãe, a minha irmã e o Roger, que assistiu e me deu todo o apoio, físico e emocional.
- Apesar de estarem separados, foi importante tê-lo tido a seu lado nesse momento?
- Sim. Fiquei muito satisfeita por termos tomado esta decisão. Estamos separados, mas é um sinal de grande maturidade dos dois lados.
- Há hipótese de reconciliação?
- Não, o que está aqui em causa é que queremos que o Afonso tenha os pais presentes. Nesta fase, o Roger tem estado muito presente e assim vai continuar. Com o nosso filho, temos uma união para o resto da vida.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt