Rui Santos e a luta contra o cancro: "Tinha um nódulo na língua"
Ator viveu doença em silêncio e só decidiu contar o diagnóstico à família mais tarde.
Foi há um ano que Rui Santos viveu em silêncio a luta contra o cacro. O diagnóstico chegou de uma forma inesperada, numa consulta no dentista. "Fui fazer uma higiene oral e a minha médica disse-me que tinha algo na língua que precisava de ser visto por um especialista. Tinha um nódulo na língua", recordou o ator de 'Inspetor Max' (TVI) numa conversa com Júlia Pinheiro, na SIC.
Depois de ter sido analisado por um especialista, o pior cenário confirmou-se. "É mais vulgar do que se possa pensar. Fumei desde os 15 anos e pode ter a ver [porque] o tabaco é uma das grandes causas do cancro da boca", partilhou, acrescentando que o primeiro diagnóstico que recebeu foi "muito preocupante", mas depois as notícias não foram tão más: era um cancro no grau 1 e não estava espalhado.
Quando recebeu o diagnóstico, deixou de fumar mas não fez tratamentos, porque a doença foi descoberta de forma precoce. Ainda assim, teve de se alimentar através de sonda nasogástrica durante cerca de duas semanas e perdeu muito peso. A sua dicção também ficou afetada, mas "gradualmente" conseguiu recuperar.
Rui Santos preferiu viver este período da sua vida em silêncio e não contou à família. A mãe esteve prestes a descobrir por outra pessoa. "O meu pai teve um cancro no esôfago há cinco anos, e a minha mãe esteve no IPO aquando da quase última consulta do meu pai. E aí, houve alguém que disse à minha mãe: 'Esteve cá um ator que fazia aquela série do Inspetor Max'", recordou.
Após a fase menos boa a nível de saúde, Rui Santos recebeu a notícia de que ia ser pai pela segunda vez. Hoje é pai de Baltazar, da atual união com Anneli Lauren Nilson, e de Romeu, fruto de uma relação anterior.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt