Saúde do presidente preocupa Filomena Pinto da Costa
As aventuras de Pinto da Costa no que respeita ao campo dos romances nem sempre têm sido um mar de rosas.
As aventuras de Pinto da Costa no que respeita ao campo dos romances nem sempre têm sido um mar de rosas. Há cerca de ano e meio - na altura em que esteve envolvido com a brasileira Lisa -, o presidente portista foi traído pelo seu coração, o que o terá levado ao Hospital de São João, no Porto. Filomena Pinto da Costa, mulher legítima do presidente, teme agora pela saúde do pai da sua filha Joana.
Ao que a Vidas apurou, Filomena, durante um encontro com várias amigas, terá comentado a nova relação do marido com Fernanda Miranda. "Se ele continuar por este caminho ainda lhe acontece como há um ano, quando tomou comprimidos, sentiu-se mal e foi parar ao hospital", disse. Na ocasião o caso foi abafado, pois Pinto da Costa já estaria envolvido em demasiadas polémicas. Assim, pediu que fosse tratado por um médico seu amigo, que nada comentou sobre o assunto. A situação aconteceu pouco depois do segundo casamento entre Filomena e Pinto da Costa, numa altura em que a confusão já circulava em volta da vida do presidente: o caso do livro de Carolina Salgado, com quem manteve um polémico amor e também sofreu um problema de saúde, e o processo ‘Apito Dourado'.
Segundo uma amiga de Filomena, "ela vai pedir o divórcio caso o romance com a tal Fernanda seja verdade". No entanto, o assessor da mulher, Rui Terra, refere que "Filomena tem o marido na mão. Ela faz o que quiser dele, por isso ainda não se separaram".
Ao que a Vidas apurou, o casal já não vive na mesma casa há alguns meses. Na altura da ‘separação', Pinto da Costa ficou na Madalena, em Vila Nova de Gaia. Já Filomena vive numa das zonas mais luxuosas da cidade do Porto. "Ela está na casa que ele lhe ofereceu quando casaram pela segunda vez. É num condomínio de luxo desenhado pelo Souto Moura e custou um milhão de euros", refere fonte próxima. "A casa é um T4, geminada, não tem piscina por causa da casota dos cães mas espaço não lhes falta", acrescenta a mesma fonte.
Localizada lado a lado com a Avenida da Boavista, uma das artérias mais importantes e movimentadas da cidade do Porto, a casa que Pinto da Costa deu a Filomena não passa despercebida devido ao ambiente de calmaria e de rua privada - nem sequer no Google Maps aparece. Aquando da visita da Vidas à zona da casa de Filomena, as cortinas estavam corridas e as câmaras de videovigilância apontadas para o pequeno jardim, ocupado, na sua maior parte, por uma grande árvore.
Outra das casas do "velho careca e muito rico" - como a nova amiga, Fernanda Miranda, o caracterizou - situa-se na freguesia da Madalena, local onde, segundo a Vidas apurou, não vive ninguém há muito tempo. "A casa está às moscas. Aqui não entra nem sai nenhum carro há muito tempo. Dizem que agora ele até vai vender esta habitação...", confidenciou uma vizinha que passava na rua.
Algumas amigas da mulher legítima do presidente do FC Porto admitem que "Filomena ainda não se divorciou porque assim tem uma vida de rainha". Além da casa, recebeu ainda um anel de noivado com diamantes no valor de dez mil euros. "A própria festa de casamento foi de sonho. Ela não teria acesso a nada disto se ele não pagasse", refere outra amiga.
Filomena foi o rosto do programa ‘Porto de Honra', do Porto Canal, no qual gravou duas edições. No entanto, no início do ano acabou por deixar o canal e comprou 50% de uma estação de TV on-line, a Grande Porto TV, e da revista cultural ‘Gleb'. A conta terá sido paga também pelo marido. "Não vou revelar quanto dinheiro foi gasto na aquisição da revista e da TV on-line, só digo que barato não foi", explicou o assessor.
EM SILÊNCIO
"A Filomena não acredita na história e não comenta nada com ninguém", disse à Vidas uma amiga da mulher ‘oficial' do presidente do FCP. No último sábado, dia em que a Vidas publicou o modo como Fernanda se refere a Pinto da Costa, uma amiga de Filomena convidou-a a ir a um jantar da Liga de Amigos do Hospital de Dona Maria Pia. No entanto, a primeira-dama não compareceu no evento, cancelando em cima da hora.
O badalado romance de Pinto da Costa com Fernanda Miranda tem levado Filomena a resguardar-se. Não aparece em locais públicos e até quando está com as amigas recusa dar seguimento ao tema da nova namorada do marido. "Ela não tem aparecido e é muito raro falar sobre ele. E tenta dizer sempre que é mentira o que as revistas e jornais publicam", revela outro amigo, que acrescenta: "Quando ela se encontra com alguém é por causa do projecto Mulher Atenta. É nisso que está concentrada. Algumas pessoas próximas já se referem a ela como ‘Madre Teresa de Calcutá'."
A saúde do presidente não preocupa apenas Filomena. Ao que a Vidas apurou, alguns amigos de Pinto da Costa têm-no achado muito magro. "Desde que ele se envolveu com a brasileira está a emagrecer de dia para dia", desabafou uma amiga. "Sou amiga mas tenho de dizer que acho a relação deles uma vergonha. Ele tinha idade de ser avô dela..."
A nossa revista voltou ao local onde Fernanda e Pinto da Costa se terão conhecido. Lá, e após a notícia avançada pela Vidas na semana passada - de que Fernanda tem um filho de dois anos -, o assunto passou a ser um dos principais temas de conversa. Fonte da Sacoor, onde Fernanda trabalhou, confidenciou que "eles conheceram-se porque é a loja de roupa oficial do FC Porto. Todos os jogadores e o presidente vestem a roupa e não pagam um cêntimo". Também nos quiosques e cafés o tema do "velho muito rico" circula a alta velocidade e todos parecem curiosos por saber os próximos capítulos desta ‘novela'.
Quem quer distância deste assunto é Joana, filha de Jorge Nuno Pinto da Costa. Contactada pela Vidas, a jovem deixou bem claro: "Não comento, porque não tenho nada a ver com isso. Ahistória é do meu pai, ele que se entenda."
Já o ex-companheiro, Luís Miguel, parece estar a acompanhar toda a história na Imprensa e até tem na sua página do Facebook uma fotografia da mãe do seu filho com Pinto da Costa. Aliás, tal como o CM noticiou, Luís Miguel só soube o motivo que levou Fernanda a abandonar o lar, em Outubro do ano passado, quando a viu na companhia do presidente do FC Porto.
ALEGADO ‘AFFAIR' COM MALHEIRO
No livro ‘O Segredo de um Casamento', escrito por Rui Simões, o autor deixa no ar que, após a separação de Pinto da Costa, Filomena terá mantido um romance com João Malheiro, na altura porta-voz do Benfica.
RELAÇÃO EXTRACONJUGAL
Pinto da Costa ainda estava casado com Manuela Carmona quando Filomena Pinto da Costa começou a trabalhar como secretária no FC Porto. De mera secretária a primeira-dama foi um passo. Após a separação do presidente da primeira mulher, Filomena foi a senhora que se seguiu, embora a relação já existisse antes do divórcio. Desta união nasceu Joana.
FILOMENA VIVEU TEMPOS DIFÍCEIS
Após se ter separado de Pinto da Costa, Filomena viveu tempos difíceis. Sem trabalho, a actual mulher do presidente do FC Porto acabou por abrir uma loja de arranjos de roupa com a irmã mas o negócio acabou por não dar certo. Mais tarde, Filomena foi procurar emprego no Ikea, onde trabalhou no apoio ao cliente e também nas vendas da loja.
A FILHA DA DISCÓRDIA
A relação entre Joana e Filomena Pinto da Costa parece ser tudo menos pacífica. Quando os pais se separaram, a jovem ficou a viver com a mãe mas a convivência não era saudável. Até porque Joana nunca aceitou bem o facto de ter nascido fruto de uma relação extraconjugal. Quando escreveu ‘O Segredo de um Casamento', Rui Simões frisou essa mesma animosidade entre mãe e filha.
SOLIDÁRIA EM MOÇAMBIQUE
No dia em que o Correio da Manhã mostrou Fernanda Miranda a acompanhar a comitiva portista num jogo na Madeira, Filomena Pinto da Costa viajava para Moçambique. Uma deslocação de cariz solidário que serviu para a directora cultural do FC Porto estar longe da polémica. Em Moçambique, Filomena até chegou a mudar fraldas.
OS CASOS DO PRESIDENTE
Quando assumiu o romance com Carolina Salgado já há muito que se falava do romance de Pinto da Costa. No entanto, depois de Filomena, esta foi a relação mais conturbada do presidente azul-e-branco e que o levou a sentar-se no tribunal.
A ligação deu ainda origem ao livro ‘Eu Carolina' e ao filme ‘Corrupção'. Pouco tempo depois, Pinto da Costa deixava-se encantar por Lisa. Porém, quando se falava na hipótese de casamento, a brasileira voltou para o seu país e a boda acabou por acontecer com Filomena.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt