Saúde do Rei Carlos III não trava funeral
Monarca vai retomar a agenda pública, mas os especialistas garantem que os planos para as suas cerimónias fúnebres vão continuar a ser desenhados.
O Palácio de Buckingham já anunciou que Carlos III vai retomar a sua agenda oficial na próxima semana, mas, segundo o jornal ‘The New Zealand Herald’, esse facto não vai travar os planos para o funeral do monarca, de 75 anos, que começaram a ser desenhados assim que Isabel II foi a sepultar, a 19 de setembro de 2022. O documento, com várias centenas de páginas, detalha ao pormenor a chamada ‘Operação Menai Bridge’ e é da responsabilidade de Edward Fitzalan Howard, duque de Norfolk. Fonte militar lembra que "um planeamento detalhado é imprescindível para um evento desta escala", que envolve guardas reais, o regimento nacional e as forças de Londres, além do regimento de paraquedistas.
"O duque de Norfolk fez um ótimo trabalho com o funeral da rainha e a coroação de Carlos III", lembrou a mesma fonte, citada pelo ‘The Daily Beast’. "Como tem apenas 67 anos, continuará a trabalhar para Carlos III", concluiu. No mesmo jornal, o comentador da realeza Christopher Andersen garantiu que até William e Harry já foram consultados sobre os seus próprios funerais. "Todos os elementos de alta patente da realeza o fazem", afirmou.
O rei inglês, cujo diagnóstico de cancro foi revelado em fevereiro, esteve dois meses afastado dos deveres reais. Reapareceu na Páscoa, bem-disposto, mas com as mãos a tremer. Fonte do Palácio de Buckingham avança que as melhorias no estado de saúde de Carlos são "muito promissoras".
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt