Senadora australiana desafia Carlos III: "Não és o nosso rei!"
Esta é a primeira visita do monarca à Austrália desde que se tornou chefe de Estado, em setembro de 2022.
No âmbito da visita do rei Carlos III à Austrália, a senadora indígena Lidia Thorpecaminhou pelo corredor do parlamento australiano esta segunda-feira, 21 de outubro, para gritar: "Devolvam-nos a nossa terra. Devolvam-nos o que vocês roubaram! Os nossos ossos, os nossos crânios, os nossos bebés, o nosso povo", atirou Lidia Thorpe, após um discurso do monarca, de 75 anos, perante os deputados, senadores e governo australianos.
A senadora independente denunciou o que chamou de genocídio dos aborígenes australianos durante a era da colonização britânica da Austrália.
A senadora independente denunciou o que chamou de genocídio dos aborígenes australianos durante a era da colonização britânica da Austrália. "Vocês destruíram a nossa terra. Dêem-nos um tratado! Não és o nosso rei, Não és soberano... Cometeste genocídio contra o nosso povo", disse.
Ao terminar o discurso – que aludia ao seu tempo como estudante na Austrália, a pandemia covid-19 e a vulnerabilidade da Austrália às alterações climáticas –, Lidia Thorpe aproximou-se do palco gritando: "Este não é o teu país!".
A senadora foi impedida de se aproximar do rei e conduzida para fora do plenário, enquanto o monarca falava com o primeiro-ministro australiano, como é possível observar em vários vídeos gravados no momento e partilhados nas redes sociais.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt