Sétima Arte: ‘Somewhere – Algures’
Quem é a pessoa atrás da celebridade? A essência do estrelato num filme minimalista com Hollywood em fundo
A vida de uma estrela do cinema não é (necessariamente) glamourosa. Em ‘Algures’, Sofia Coppola sublinha-o, voltando ao tema que já antes lhe garantiu aplausos – a solidão. E num local também familiar: Hollywood. Minimalista e despojado, o filme sobrevive no vazio que ‘enche’ a vida do protagonista.
Stephen Dorff põe-se genuinamente na pele de um actor famoso, sem ambições para além dos requisitos mínimos do seu trabalho: conferências de imprensa, photo shootings, homenagens... ‘Johnny de Marco’ (Dorff) vive temporariamente num motel, entretém-se sem entusiasmo com strips privados e noitadas. E nem quando a filha passa uns dias consigo ele consegue reanimar-se. Inerte e agastado, em contraste com a jovialidade dela – Elle Fanning num registo digno de prémio –, ele é o rosto da desistência. Sem rumo.
LEÃO DE OURO
O filme ganhou em Veneza. Mas não sem algum burburinho. Afinal, o presidente do festival era Quentin Tarantino, ex-namorado da realizadora, e muitos críticos torceram o nariz à distinção. Com Leão ou sem ele, este não é, definitivamente, dos melhores filmes de Coppola...
FICHA
Título original: ‘Somewhere’
Realizadora: Sofia Coppola
Elenco: Stephen Dorff, Elle Fanning
Produção: EUA
Duração: 97 minutos
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt