Televisão pública espanhola gera polémica ao comparar saída da Princesa Leonor do país à do avô Juan Carlos
Este já não é o primeiro ataque da televisão pública espanhola à monarquia.
A notícia de que a Princesa Leonor irá estudar nos próximos dois anos letivos (2021-2022 e 2022-2023) no Reino Unido está a fazer correr muita tinta na imprensa internacional. Em Espanha, o programa matinal 'La Hora de la 1', da TVE, a televisão pública espanhola, optou por apresentar a informação através de um lead curioso, que gerou polémica e obrigou a empresa gestora da televisão pública a emitir um pedido de desculpas.
"Leonor está a sair de Espanha, tal como o seu avô", pôde ler-se num dos leads do canal. Este já não é o primeiro ataque da televisão pública à monarquia. Perante o sucedido, a única administradora da RTVE, Rosa María Mateo, viu-se obrigada a emitir um comunicado onde lamenta "profundamente o grave erro ocorrido" e anunciou "medidas imediatas" para que "os responsáveis por este erro sejam dispensados dos seus cargos".
A administradora disse ainda que a emissão do lead supõe "uma grave irresponsabilidade que não pode obscurecer o compromisso inabalável da RTVE com a defesa dos valores constitucionais e das instituições do Estado e, sobretudo, da Coroa".
Vários partidos políticos não resistiram a tecer duras críticas à TVE e exigiram "explicações urgentes, uma retificação e que surjam responsabilidades".
Recorde-se que Juan Carlos encontra-se em Abu Dhabi, no Dubai, a cumprir exílio desde agosto, após escândalo de corrupção.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt