Marisa Liz usa símbolo da resistência palestiniana na final do 'The Voice Gerações'

Esta não é a primeira posição pública da cantora face à situação na Faixa de Gaza.

26 de agosto de 2025 às 09:03
Marisa Liz com os restantes jurados na final do The Voice Portugal Foto: Mariana Rocha/Facebook
Marisa Liz usa vestido com símbolo de resistência palestiniana na final do The Voice Portugal Foto: Mariana Rocha/Facebook

1/2

Partilhar

"O vestido de hoje é um dos mais especiais que já usei": foi esta a descrição feita pela cantora Marisa Liz para falar da indumentária escolhida para a final do 'The Voice Gerações', que decorreu no passado domingo. A jurada do programa da RTP1 utilizou um vestido alusivo à autodeterminação da Palestina.

Mas o que representa o lenço com padrão axadrezado preto e branco, usado normalmente na cabeça ou no pescoço? O keffiyeh, como é designado, é um símbolo não oficial da resistência palestiniana. 

Pub

Usado para proteger grupos de tribos que habitavam o deserto no Médio Oriente, o keffiyeh é feito de algodão, seda e lã fina, tendo ganhado popularidade durante a Revolta Árabe contra o domínio colonial britânico na década de 1930, como aponta a Al Jazeera, tornando-se assim num símbolo de autodeterminação. Depois da Guerra dos Seis Dias, em 1967, e de Israel ter ocupado a Faixa de Gaza e a Cisjordânia, o keffiyeh passou a ser usado como símbolo não oficial de patriotismo.

O vestido usado por Marisa Liz foi feito em parceria com a plataforma Handmade Palestine, sediada em Ramallah e com o objetivo de apoiar comunidades artesãs palestinianas. A marca colabora com corporativas e designers locais, sendo que o total das vendas contribuem para os próprios artesãos, sobretudo mulheres, ou projetos ambientais. 

Esta não é a primeira vez que Marisa Liz se posiciona face à situação vivida na Faixa de Gaza. Em julho, a cantora partilhou nas redes sociais uma petição para que o Governo reconhecesse o genocídio em Gaza e que Israel fosse pressionado a permitir a entrada de ajuda humanitária na Palestina. "Usa a tua voz. O teu gesto. O teu nome. A tua humanidade", escreveu.

Pub

No início do mês de agosto, Marisa Liz fez ainda uma publicação nas redes sociais onde surge com a bandeira palestiniana. "Força, Palestina. Força a todos os povos que continuam a ser perseguidos", pode ler-se. 

View this post on InstagramA post shared by Marisa Liz (@marisaliz_oficial)
Pub

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

Partilhar