Vítor de Sousa fechado em casa com depressão: "Ninguém sabe o que se passa, o que é que aconteceu"
Há meses que ninguém vê o conhecido ator na rua. Também não atende o telefone aos amigos mais próximos.
Fechado em casa, isolado, sem falar com ninguém. Têm sido assim os últimos meses da vida de Vítor de Sousa (78 anos), de acordo com declarações da amiga de longa data Simone de Oliveira à 'Nova Gente'.
"Ele não atende ninguém. Está com uma depressão de tal modo que não fala com ninguém, não vai à rua, ninguém sabe o que se passa, ninguém sabe o que é que aconteceu", alerta a veterana atriz e cantora, que atualmente vive na Casa do Artista (Lisboa), e que tem tentado contactar o amigo vezes sem conta por telefone. Preocupada, Simone já tentou inclusivamente que um médico que têm em comum fosse bater-lhe à porta.
Esta não é a primeira vez que Vítor de Sousa enfrenta uma depressão. Em 2012, recorde-se, a imprensa deu conta de uma crise emocional que o levou a isolar-se após o final das gravações da telenovela 'Remédio Santo' (TVI), ao que tudo indica motivada por um outro problema de saúde (diverticulose, que provoca dor abdominal) cujo diagnóstico fragilizou o ator.
A vida do ator, que soma mais de cinco décadas de carreira, foi também marcada por momentos delicados: cresceu sem conhecer o pai e foi educado por um padrasto violento. "Ele foi muito importante para a minha mãe, isso eu reconheço. Queriam que eu o tratasse por pai e eu não era capaz, porque ele não era o meu pai. O que é certo é que eu nunca me dei bem com ele, havia ali violência doméstica. Ele era muito violento. Para a minha mãe, não. E eu suportava, porque ele era um suporte afetivo para a minha mãe", referiu em 2019 numa conversa com Júlia Pinheiro.
No mesmo programa, o ator - que ficou também muito popular pela participação em programas e séries de comédia de Herman José - confessou-se um homem de paixões fortes, que em 2010 assumiu a sua bissexualidade e que terá feito uma tentativa de suicídio após um desgosto de amor.
A situação de isolamento do ator ter-se-á agravado em 2009, após a morte da mãe, que sofria de esclerose lateral amiotrófica. O ator deixou de representar durante a pandemia e já nessa altura (2021) assumiu a Cláudio Ramos e Maria Botelho Moniz, no programa 'Você na TV!' (TVI), que tinha saudades de fazer teatro e que os finais de tarde em casa lhe traziam "dor e angústia".
Siga aqui o Vidas no WhatsApp para ficar a par das notícias dos famosos
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt