Nasceu há 28 anos em Baião e é conhecido como um "rapaz simples e pacato" que surpreendeu tudo e todos quando rumou a Lisboa para entrar
Há dez anos, Zé Maria deixou a pacata vila de Barrancos e, aliciado por cem mil euros, rumou à capital para entrar no ‘Big Brother'. Só as galinhas que estavam dentro da casa lhe faziam recordar o campo e a liberdade a que estava habituado. Foi a sua humildade que conquistou os portugueses e o levou a ser o grande vencedor. Depois desses tempos de glória seguiram-se períodos de depressão. O ‘amigo das galinhas' queria voltar à sua pacatez mas não conseguia. Hoje a história repete-se com o outro protagonista.
António Queirós chegou de Baião e já conquistou os portugueses que o seguem na ‘Casa dos Segredos'. Resta saber se aguentará a pressão mediática ou se quererá livrar-se dela, como Zé Maria.
Motivado por encontrar a sua ‘deusa grega', António, de 28 anos, deixou 28 vacas, mais umas tantas galinhas e cordeiros, na aldeia onde nasceu, Gôve, e rumou a Lisboa, onde só tinha estado duas vezes na vida. A família, habituada a um homem "discreto e pacato", foi completamente apanhada de surpresa. "Ficámos todos de boca aberta", conta a sobrinha Sofia.
De facto, só no dia anterior à partida para Lisboa é que o rapaz, conhecido na terra por ‘David', chamou o sobrinho Simão e lhe pediu que tomasse conta das 28 vacas. "Também me disse que ia para Lisboa, e só depois é que eu contei ao meu marido", recorda a mãe, Maria da Graça Fonseca, de 65 anos.
É também a progenitora que conta que o participante na ‘Casa dos Segredos' desde cedo começou a fazer criação de animais. "Tinha sete anos quando fez a primeira criação de coelhos. Depois passou para as ovelhas e cabras, e agora tem 28 vacas. E conseguiu fazer o 12º ano", refere. António completou o primeiro ciclo na escola primária da terra e só no 5º ano de escolaridade é que mudou para a sede do concelho. Foi em Baião que estudou até ao 12º ano. "Os professores sempre foram amigos dele", recorda a mãe.
VIDA DIFÍCIL
António nunca se deu a muitos luxos e sempre viveu com o dinheiro quase contado. Os seus pais, Maria da Graça Fonseca e David Queirós, estiveram radicados em Angola durante muitos anos. Regressaram a Portugal aquando da revolução de Abril de 1974. "Viemos de lá com uma mão à frente e outra atrás. Instalámo-nos aqui, em Baião, e fomos construindo com muito trabalho aquilo que temos", conta a mãe. A irmã de António ainda nasceu em terras africanas mas o concorrente já nasceu em Gôve.
Na aldeia, o concorrente tem boa fama. Todos o consideram "trabalhador". É numa carrinha antiga Bedford, com três lugares na cabina e de caixa aberta, que faz as viagens para o monte onde guarda os animais mas também à cidade.
"À noite lá dá uma fugida, mas nunca trouxe uma namorada cá a casa", assegura Maria da Graça. António sempre foi discreto no que toca a aspectos mais pessoais mas é sabido lá na terra que já sofreu por uma mulher. "Ele teve um desgosto de amor. Foi coisa séria, mas não sei dizer quem era a rapariga", revelou Anabela, uma amiga que o conhece há dez anos. "É muito misterioso", justifica, ressalvando que em Baião se dá "com toda a gente".
É também por conhecê-lo tão bem que Anabela põe a hipótese de a experiência de António na casa ser curta. "Talvez não se aguente lá muito tempo, porque é um homem simples, habituado à liberdade", considera.
BOM VIZINHO
Os vizinhos acham o pastor um rapaz "muito simples e honesto" e também elogiam a qualidade dos enchidos que vende a quem o procura. "Uma vez deu-me um salpicão", refere uma vizinha, que se mostrou muito surpreendida com a participação do ‘David' no novo programa da TVI.
Por estes dias, têm sido o pai e o sobrinho a alimentar o gado, mas ninguém se queixa. "Ele nunca teve férias e poucas vezes saiu de cá. Estes dias de descanso só lhe fazem bem", garante a mãe.
Essa rotina de trabalho só foi interrompida durante alguns meses, quando o jovem apostou na abertura de um café em Baião. "Mas aquilo não deu nada e fechou rapidamente", confirma Maria da Graça.
Há já quem avance que o segredo que António levou para dentro da casa tenha sido "Tive um bar de alterne" mas as gentes da terra não acreditam nessa hipótese. l
"NÃO É MULHER PARA O ANTÓNIO"
António está empenhado em encontrar namorada e já se tem aproximado de algumas mulheres da casa. Andreia, a ‘Super Tia', é uma delas, mas a família reprova: "Não é mulher para o António. Gostávamos que fosse solteira e mais nova."
FAMÍLIA UNIDA EM TODAS AS ALTURAS
Maria da Graça revela que o filho sempre foi "amigo da família" e que costuma "ajudar em casa". No terreno contíguo à casa dos pais, a irmã construiu uma moradia que divide com o marido e os três filhos. A família partilha os espaços comuns e está sempre em contacto. São eles que cuidam do gado na sua ausência.
CATARINA TEM DISTÚRBIO
Catarina tem 20 anos, vem de Rio Tinto e revelou no seu vídeo de apresentação que teve uma "infância muito difícil", por isso, agora, não admite que a tratem mal. Fontes próximas da concorrente revelam que Catarina se debate há algum tempo com um problema de saúde que poderá ser um transtorno obsessivo-compulsivo. Resta saber se é esse o seu segredo.
SEGREDOS NA CASA AINDA POR DESVENDAR
No arranque do reality-show, Júlia Pinheiro divulgou os segredos que teriam de ser desvendados ao longo do concurso. Até agora, muitos já foram revelados pela Imprensa, mas ainda há alguns que permanecem uma incógnita.
Por saber está quem terá vivido nove anos num convento, qual dos participantes manteve mais de 250 relacionamentos, quem participou num assalto e qual dos participantes é cúmplice da ‘Voz'.
Apesar de se ter dito que António já foi dono de um bar de ‘alterne', os familiares do pastor negam que tal tenha acontecido e o segredo continua por desvendar.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt
o que achou desta notícia?
concordam consigo
A redação do CM irá fazer uma avaliação e remover o comentário caso não respeite as Regras desta Comunidade.
O seu comentário contem palavras ou expressões que não cumprem as regras definidas para este espaço. Por favor reescreva o seu comentário.
O CM relembra a proibição de comentários de cariz obsceno, ofensivo, difamatório gerador de responsabilidade civil ou de comentários com conteúdo comercial.
O Correio da Manhã incentiva todos os Leitores a interagirem através de comentários às notícias publicadas no seu site, de uma maneira respeitadora com o cumprimento dos princípios legais e constitucionais. Assim são totalmente ilegítimos comentários de cariz ofensivo e indevidos/inadequados. Promovemos o pluralismo, a ética, a independência, a liberdade, a democracia, a coragem, a inquietude e a proximidade.
Ao comentar, o Leitor está a declarar que é o único e exclusivo titular dos direitos associados a esse conteúdo, e como tal é o único e exclusivo responsável por esses mesmos conteúdos, e que autoriza expressamente o Correio da Manhã a difundir o referido conteúdo, para todos e em quaisquer suportes ou formatos actualmente existentes ou que venham a existir.
O propósito da Política de Comentários do Correio da Manhã é apoiar o leitor, oferecendo uma plataforma de debate, seguindo as seguintes regras:
Recomendações:
- Os comentários não são uma carta. Não devem ser utilizadas cortesias nem agradecimentos;
Sanções:
- Se algum leitor não respeitar as regras referidas anteriormente (pontos 1 a 11), está automaticamente sujeito às seguintes sanções:
- O Correio da Manhã tem o direito de bloquear ou remover a conta de qualquer utilizador, ou qualquer comentário, a seu exclusivo critério, sempre que este viole, de algum modo, as regras previstas na presente Política de Comentários do Correio da Manhã, a Lei, a Constituição da República Portuguesa, ou que destabilize a comunidade;
- A existência de uma assinatura não justifica nem serve de fundamento para a quebra de alguma regra prevista na presente Política de Comentários do Correio da Manhã, da Lei ou da Constituição da República Portuguesa, seguindo a sanção referida no ponto anterior;
- O Correio da Manhã reserva-se na disponibilidade de monitorizar ou pré-visualizar os comentários antes de serem publicados.
Se surgir alguma dúvida não hesite a contactar-nos internetgeral@medialivre.pt ou para 210 494 000
O Correio da Manhã oferece nos seus artigos um espaço de comentário, que considera essencial para reflexão, debate e livre veiculação de opiniões e ideias e apela aos Leitores que sigam as regras básicas de uma convivência sã e de respeito pelos outros, promovendo um ambiente de respeito e fair-play.
Só após a atenta leitura das regras abaixo e posterior aceitação expressa será possível efectuar comentários às notícias publicados no Correio da Manhã.
A possibilidade de efetuar comentários neste espaço está limitada a Leitores registados e Leitores assinantes do Correio da Manhã Premium (“Leitor”).
Ao comentar, o Leitor está a declarar que é o único e exclusivo titular dos direitos associados a esse conteúdo, e como tal é o único e exclusivo responsável por esses mesmos conteúdos, e que autoriza o Correio da Manhã a difundir o referido conteúdo, para todos e em quaisquer suportes disponíveis.
O Leitor permanecerá o proprietário dos conteúdos que submeta ao Correio da Manhã e ao enviar tais conteúdos concede ao Correio da Manhã uma licença, gratuita, irrevogável, transmissível, exclusiva e perpétua para a utilização dos referidos conteúdos, em qualquer suporte ou formato atualmente existente no mercado ou que venha a surgir.
O Leitor obriga-se a garantir que os conteúdos que submete nos espaços de comentários do Correio da Manhã não são obscenos, ofensivos ou geradores de responsabilidade civil ou criminal e não violam o direito de propriedade intelectual de terceiros. O Leitor compromete-se, nomeadamente, a não utilizar os espaços de comentários do Correio da Manhã para: (i) fins comerciais, nomeadamente, difundindo mensagens publicitárias nos comentários ou em outros espaços, fora daqueles especificamente destinados à publicidade contratada nos termos adequados; (ii) difundir conteúdos de ódio, racismo, xenofobia ou discriminação ou que, de um modo geral, incentivem a violência ou a prática de atos ilícitos; (iii) difundir conteúdos que, de forma direta ou indireta, explícita ou implícita, tenham como objetivo, finalidade, resultado, consequência ou intenção, humilhar, denegrir ou atingir o bom-nome e reputação de terceiros.
O Leitor reconhece expressamente que é exclusivamente responsável pelo pagamento de quaisquer coimas, custas, encargos, multas, penalizações, indemnizações ou outros montantes que advenham da publicação dos seus comentários nos espaços de comentários do Correio da Manhã.
O Leitor reconhece que o Correio da Manhã não está obrigado a monitorizar, editar ou pré-visualizar os conteúdos ou comentários que são partilhados pelos Leitores nos seus espaços de comentário. No entanto, a redação do Correio da Manhã, reserva-se o direito de fazer uma pré-avaliação e não publicar comentários que não respeitem as presentes Regras.
Todos os comentários ou conteúdos que venham a ser partilhados pelo Leitor nos espaços de comentários do Correio da Manhã constituem a opinião exclusiva e única do seu autor, que só a este vincula e não refletem a opinião ou posição do Correio da Manhã ou de terceiros. O facto de um conteúdo ter sido difundido por um Leitor nos espaços de comentários do Correio da Manhã não pressupõe, de forma direta ou indireta, explícita ou implícita, que o Correio da Manhã teve qualquer conhecimento prévio do mesmo e muito menos que concorde, valide ou suporte o seu conteúdo.
ComportamentoO Correio da Manhã pode, em caso de violação das presentes Regras, suspender por tempo determinado, indeterminado ou mesmo proibir permanentemente a possibilidade de comentar, independentemente de ser assinante do Correio da Manhã Premium ou da sua classificação.
O Correio da Manhã reserva-se ao direito de apagar de imediato e sem qualquer aviso ou notificação prévia os comentários dos Leitores que não cumpram estas regras.
O Correio da Manhã ocultará de forma automática todos os comentários uma semana após a publicação dos mesmos.
Para usar esta funcionalidade deverá efetuar login.
Caso não esteja registado no site do Correio da Manhã, efetue o seu registo gratuito.
Escrever um comentário no CM é um convite ao respeito mútuo e à civilidade. Nunca censuramos posições políticas, mas somos inflexiveis com quaisquer agressões. Conheça as
Inicie sessão ou registe-se para comentar.