page view

Joaquim e Isabel: os pais de Diogo Jota que o ensinaram a "manter sempre os pés no chão"

Garantem que o jogador sempre viu de perto as dificuldades que tinham e que sabia dar valor às coisas. Paixão pelo futebol chegou de geração em geração.

04 de julho de 2025 às 11:09

Cresceu rodeado pelo futebol e pelo quintal da avó, onde costumava brincar. Diogo José Teixeira da Silva, para sempre Diogo Jota, herdou do pai e do avô a paixão pelo futebol, como relevou o pai do internacional português, Joaquim Silva, numa entrevista dada ao Maisfutebol, em 2020. 

Joaquim Silva cresceu na zona de Foz de Sousa e jogou no Sousense, assim como o tio e o avô, acabando por passar o futebol ao filho, Diogo Jota, que começa a entrar em campo com apenas sete anos, no clube onde sempre cresceu, o Gondomar. Sem ser dos mais aplicados, Diogo Jota nunca deixou os estudos para trás, como revelou o progenitor na mesma entrevista. 

A relação da estrela do estádio de Anfield com os pais foi sempre uma das bases para que tivesse sucesso. Operários, ganharam sempre pouco mais do que o salário mínimo. Joaquim Silva trabalhava numa empresa de gruas em Gondomar, enquanto a mãe, Isabel Silva, fazia parte de uma fábrica de componentes eletrónicos de automóveis. Apesar das dificuldades, ambos tinham uma preocupação em comum: o foco nos filhos. "Ele viu de perto as dificuldades que os pais tinham. Nunca escondemos aos nossos filhos as limitações que tínhamos", contou Joaquim na entrevista ao MaisFutebol.

Eram poucas as vezes que o pai do internacional português não se emocionava ao falar dos filhos. "O Diogo nunca nos pediu nada, é por isso que sabe dar valor às coisas, valor à vida", relatava Joaquim Silva, que sempre passou aos filhos a importância de "manter os pés no chão"

A partida inesperada do futebolista Diogo Jota e do irmão, André Silva, chocou, esta quinta-feira, o País e todo o mundo de futebol. Os dois irmãos perderam a vida num acidente rodoviário na A-52 em Zamora, Espanha. 

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8