page view

Meghan leva a melhor e obriga Rainha a ceder

Isabel II forçada a dar aval para Harry e a mulher afastarem-se da realeza. Duquesa é arrasada pelos críticos e chamada de “alpinista social”.

14 de janeiro de 2020 às 01:30

Durante mais de duas horas, a rainha, William e o príncipe Carlos tentaram, ontem, levar Harry a voltar atrás com a decisão de se afastar da realeza britânica, mas sem sucesso.

Decidido, o duque de Sussex forçou Isabel II a ceder e no final da tensa reunião, em Norfolk, foi emitido um comunicado. "Eu e a minha família apoiamos totalmente a decisão de Harry e Meghan criarem uma vida nova, como uma família jovem, embora preferíssemos que continuassem a tempo inteiro a trabalhar como membros da realeza", escreve a rainha.

Certo é que, entre fontes ligadas à casa real, esta é vista como uma paz aparente. De acordo com várias publicações, a rainha está "de coração partido com a decisão do neto, que terá sido forçada por Meghan. "Ela fez um ultimato ao Harry", diz fonte, acrescentando que a duquesa se sentia "miserável e tinha ataques de pânico desde o nascimento de Archie".

Arrasada pela crítica

Apesar de várias fontes garantirem que Meghan estava em depressão, críticos admitem que esta decisão há muito tinha sido planeada pela ex-atriz, que nunca quis realmente levar uma vida ajustada ao protocolo real. O apresentador britânico Piers Morgan é uma das vozes que se insurgem contra a atitude da duquesa. "É uma egoísta, e alpinista social", escreve.

Em Inglaterra, a popularidade do casal cai a pique, enquanto William se mostra impotente para fazer mais pelo irmão. "Estou triste. Passei a minha vida toda a protegê-lo. Não o posso fazer mais."

Diana deixa mais de 20 milhões de herança

Com a saída da realeza, abdica da sua parte relativa ao dinheiro dos contribuintes britânicos, mas ainda não é certo se irá manter outras regalias, como a anuidade que recebe, no valor de 2,7 milhões de euros, do pai.

Segundo os meios de comunicação social britânicos, Harry pretende manter também a sua mansão em Inglaterra, cujas obras de remodelação milionárias foram financiadas, na sua maioria, pela Rainha de Inglaterra e pelo príncipe Carlos.

Carlos desiludido

Marido fica de fora

PORMENORES

Kate falta

Kate Middleton faltou ao encontro de hoje para dar apoio aos três filhos. A duquesa pretende manter-se à margem das polémicas.

Meghan ouvida

A duquesa de Sussex foi ouvida na reunião através de videochamada. Meghan Markle mostrou-se decidida a avançar com a sua decisão.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8