page view

Novos Sons: J Period & K’Naan - Uma arma poderosa

O projecto nascido na cabeça do produtor e do MC (‘the Messengers’) une liberdade de expressão, bom gosto e capacidade de criação. A ouvir com atenção

04 de outubro de 2009 às 10:30

O produtor J Period e o MC K’Naan juntaram-se para pôr de pé um projecto de remisturas baptizado The Messengers: Bob Dylan, Bob Marley e Fela Kuti. As três partes já estão disponíveis para download gratuito, onde se presta, acima de tudo, uma homenagem a três músicos incontornáveis, dois deles infelizmente já desaparecidos.

Musicalmente, as três escolhas podem causar alguma estranheza ou uma aparente falta de ligação ou de coerência. Nada mais errado: todos usaram as suas canções como força de activismo, de protesto contra situações distintas entre si mas que na sua génese têm a ver com liberdade de expressão e respeito pelos direitos humanos.

LIBERDADE

Ora, estes são assuntos que tocam directamente K’Naan, que recentemente, depois de um concerto na Suécia e impedido por um segurança de voltar ao camarim para ir buscar os seus haveres, acabou detido na esquadra. Segundo o MC, a atitude tanto dos seguranças como da polícia foi racista e intolerante. Daí resultou o vídeo ‘Kicked Pushed’, aproveitando uma base de Lupe Fiasco e usando filmagens do sucedido.

Para os acompanharem nesta viagem, sem preocupações de marketing, K’Naan e J Period chamaram M1 (Dead Prez), Kardinal Offishall, Bajah, Dry Eye Crew, Steele, Zumbi e Netic the Rebel, entre muitos outros. Estamos, portanto, perante não três mixtapes mas perante três documentos musicais para puxar, ‘salvar’ e ouvir.

Quando as boas intenções e liberdade de expressão se juntam ao bom gosto, documentos como este podem tornar-se poderosas armas não nocivas ao pensamento.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8