page view

Rock In Rio: Não aconselhável a meninos de coro

Último fim-de-semana do Festival passa do oito ao 80 em menos de 48 horas. De Miley Cyrus e D’Zrt (hoje) a Rammstein e Motörhead (amanhã)

29 de maio de 2010 às 10:31

Quando, em 1994, os Rammstein se propuseram fazer ‘heavy metal' em alemão e juraram conquistar o Mundo, muitos (para não dizer todos) acharam essa uma proeza impossível. A verdade é que hoje, 16 anos depois, a banda germânica é uma das maiores referências do ‘metal', sendo por cá um caso sério de culto incondicional, talvez só superados por uns Metallica.

Depois de ter esgotado o Pavilhão Atlântico no final do ano passado, o grupo encerra amanhã a terceira edição do Rock In Rio-Lisboa, naquela que será a sua nona actuação em Portugal em 12 anos. Para ouvir está o novo disco, ‘Liebe Ist Für Alle Da', um trabalho tão negro que a própria banda confessou ter levado muito tempo a descobrir a sua beleza. Garantida está uma actuação de fazer cortar a respiração e na qual tudo é possível; afinal, estamos a falar de seis músicos que já terminaram um concerto nus, que já foram detidos por terem utilizado um pénis de borracha em palco ou que já provocaram um incêndio durante um concerto.

A carreira dos Rammstein está, de resto, recheada de momentos polémicos, sendo a sua controvérsia directamente proporcional ao barulho que fazem. Para a História ficará, por exemplo, a triste coincidência de terem lançado o videoclip ‘Ich Will', no qual apareciam vestidos de terroristas, exactamente na véspera do 11 de Setembro.

A banda, que já foi processada pelo canibal alemão Armin Meiwes e que já processou uma organização neonazi do seu país por usar a sua música, é o último grupo a actuar no Palco Mundo, depois de uns não menos polémicos Megadeth e de uns monstruosos Motörhead, eles que já somam 35 anos nestas andanças. James Hetfield, o líder dos Metallica, chegou a dizer que a sua principal inspiração quando formou o grupo foram os Motörhead. E está tudo dito.

PARA A PEQUENADA

Só mesmo num evento tão ecléctico como o Rock In Rio é que D'Zrt e Miley Cyrus podiam pisar o mesmo palco que Rammstein e Motörhead em menos de 48 horas. A menina da Disney canta hoje, enquanto a banda mais incendiária do Planeta (Rammstein, leia-se) toca amanhã. Enquanto o dia de hoje promete decorrer sob o signo da família, o de amanhã promete ser completamente desaconselhado a meninos de coro.

BATATAS FRITAS LIGHT, OVOS DE CHOCOLATE, COMIDA VEGETARIANA E UMA MÁQUINA DE LAVAR 

Já não se fazem bandas de ‘heavy metal' como antigamente. Cada vez mais longe do álcool e das drogas, as bandas estão mais preocupadas com a saúde, a boa forma e a longevidade. Entre outras ‘preocupações'...

Para virem tocar ao Rock In Rio, os Rammstein pediram, por exemplo, um catering de comida vegetariana, os Megadeth batatas fritas light e os Motörhead 48 garrafas de sidra. Curioso é o facto de estes últimos terem pedido seis ovos Kinder Surpresa.

Os Megadeth solicitaram comida típica portuguesa e vinhos tintos da vinícola Chyral, de Francis Ford Coppola. Mas o mais curioso é o facto de os Rammstein terem informado a organização de que trariam a sua própria máquina de lavar.

SUNSET DESPEDE-SE EM BELEZA

O Palco Sunset continua a ser um ponto de passagem obrigatória e hoje recebe uma dupla que promete dar que falar: Luís Represas e Martinho da Vila. Antes, porém, tocam Tiago Bettencourt e Tiê e Lúcia Moniz e Mister Lizard. Amanhã, as honras da casa pertencem a Ramp, More Than a Thousand e Fingertips.

PROGRAMA

HOJE

Miley Cyrus - 22h15

McFly - 20h30

Amy Macdonald - 19h00

D'ZRT - 17h45

AMANHÃ

Rammstein - 23h45

Megadeth - 22h00

Motörhead - 20h30

Soulfly - 19h00

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8