Este hábito antes de dormir pode provocar-lhe problemas no cérebro
Tomar banho de água muito quente pode ser também prejudicial.
Acender velas perfumadas antes de ir dormir pode representar risco de incêndio e não só... Segundo o neurologista Baibing Cheng, citado pelo The Mirror, estas velas perfumadas podem causar danos permanentes no cérebro devido à libertação de COVs - compostos orgânicos voláteis - substâncias químicas que evaporam facilmente à temperatura ambiente e podem provocar poluição do ar. O perigo é maior se a ventilação do espaço for inadequada.
De acordo com um estudo publicado na Nature Communications em 2024, citado pela mesma fonte, os compostos orgânicos voláteis podem ter "efeitos adversos significativos" na saúde dos seres humanos. Além do declínio cognitivo, nomeadamente incapacidade de processar emoções e tarefas, estas partículas podem causar problemas respiratórios e aumentar o risco de cancro.
A par desta recomendação, o neurologista faz outra. Baibing Cheng diz que não se deve tomar banho com água muito quente, isto porque, a exposição à água a escaldar "dilata os vasos sanguíneos". Durante a toma do banho com temperaturas altas, há menos sangue a ir para o cérebro. Se este for um hábito que mantém, o neurologista aconselha a beber muita água por dia.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt