Usada para decoração no Halloween e consumida durante o ano inteiro: Quais são os benefícios da abóbora
Este é um vegetal bastante versátil, consumido em geleias, sobremesas, sopas e guisados.
É considerada imprescindível na decoração de todos os espaços onde o Halloween - Dia das Bruxas - é celebrado, esta sexta-feira, dia 31 de outubro. Além deste simbolismo, a abóbora tem muitas propriedades nutricionais. Segundo o La Voz de La Salud, a abóbora é rica em proteínas - caso se consuma as suas sementes - vitamina C, A e E e em carotenoídes - um componente antioxidante. Tem ainda fibra solúvel que pode ter um efeito laxante e potássio.
"O aporte vitamínico mais significativo é o da vitamina C, com uma porção cobre-se 31 % das ingestões diárias recomendadas, embora uma parte considerável da mesma possa perder-se durante o processo de cozedura", explica a Federação Espanhola de Nutrição, citada pelo La Voz de La Salud.
A Federação refere também que os antioxidantes e a vitamina A beneficiam a visão, a pele e o sistema imunitário.
Existem dois tipos deste vegetal, a abóbora de verão e a de inverno. A que encontra no verão tem casca clara e fina e o seu período de conservação é mais curto. A de inverno é caracterizada por ser mais doce e seca, devido ao "seu menor teor de água e casca mais grossa", refere a mesma fonte. Este tipo de abóbora aguenta mais tempo.
Também as sementes da abóbora têm propriedades benéficas para o organismo. Ainda segundo a mesma fonte, as sementes devem ser consumidas por serem ricas em compostos de origem vegetal que ajudam a diminuir a absorção de colesterol no intestino.
A abobora é um vegetal bastante versátil, consumido em geleias, sobremesas, sopas e guisados.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt