Barra Cofina

Seis alimentos que ajudam o sistema imunitário a combater doenças

Pandemia de Covid-19 fez com que muitos de nós questionássemos se seríamos capazes de resistir ao vírus.
Por Correio da Manhã 15 de Outubro de 2020 às 15:36
Cogumelos
Alho
gengibre
Cogumelos
Alho
gengibre
Cogumelos
Alho
gengibre
A pandemia de Covid-19 fez com que muitos de nós nos questionássemos se o nosso sistema imunitário está preparado para resistir ao vírus. A verdade é que, um sistema imunitário forte tem maior probabilidade de combater doenças. E há alimentos que podem ajudar:

Água
Beber água ajuda a eliminar toxinas pelos rins e, dessa forma, previne o acumular das mesmas e estimula a função imunológica.

Cogumelos
Muitas pessoas não conhecem os benefícios dos cogumelos. Este grupo de fungos é rico em vitaminas B, como riboflavina e niacina, e minerais como selénio. São também uma fonte rica em polissacarídeos e moléculas semelhantes ao açúcar. Têm propriedades de proteção cardiovascular, antimicrobiana, anticancro, antidiabética, antinflamatória e hepaprotetoras.

Ostras
As ostras são ricas em ferro, vitamina C, A, e selénio. 
Os minerais e vitaminas presentes neste alimento são essenciais para o bom funcionaento da função imunológica. O zinco, por exemplo, é importante para o processo de cicatrização. Ajuda também no desenvolvimento de células brancas do sangue. Desempenha um papel essencial na sua ativação durante a resposta imunológica.

Alho
O alho contém um composto chamado alicina, útil no combate a vírus e bactérias. Pode reduzir a aterosclerose e o depósito de gordura, normalizar o equlíbrio da lipoproteína, diminuir a pressão sanguínea, e também pode apresentar função antitrombótica, antinflamatória e até antioxidante.

Gengibre
A utilização do gengibre como remédio é uma tradição antiga que existe há séculos. Este alimento tem propriedades antinflamatórias e antioxidantes potentes que aumentam a saúde imunológica.

Cúrcuma
A cúrcuma tem propriedades antinflamatórias, antioxidantes, pode reduzir o nível de glicose no sangue e fatores de risco associados a doenças cardiovasculares.
Notícias Recomendadas
Família

Histórias de infidelidade em tempos de Covid-19

Na vida em casal, a convivência permanente pode ocasionar uma série de intempéries, à partida nada que não se resolva ou assim garantem os especialistas. O problema é quando o tal infortúnio veste o nome de infidelidade. Como lidar como uma traição que tem de ser gerida entre as quatro paredes de uma casa, e sem qualquer tipo de escape?

Menopausa

Fátima Lopes: “Cabe a nós mulheres, falarmos com orgulho da menopausa”

“Estou com a menopausa, e agora?”. De acordo com especialistas, esta é a questão que mais mulheres levantam quando se deparam com aquela nova fase das suas vidas. Em Mulheres sem Pausa, conversa-se acerca da Menopausa de forma descomprometida, sem receios ou preconceitos. Tal como deve ser.

Bem Estar e Nutrição

Não consegue dormir? Experimente esta técnica

Ultimamente o stress e os problemas de sono têm emergido cada vez mais com a pandemia como tela de fundo… Este livro ensina-nos a (milagrosa) técnica japonesa que promete ajudar a dormir.