Barra Cofina
Conteúdo exclusivo para Assinantes Se já é assinante faça LOGIN Assine Já

Açúcar: amigo ou inimigo?

Cada português consome - sem saber - 90 gramas de açúcar por dia. É mais de três vezes o recomendado.
Por Sara Capelo 11 de Outubro de 2019 às 15:02

Só aí por outubro de 2017 é que Gonçalo Veiga aceitou que tinha de mudar a dieta e acabar com todos os enlatados e alimentos processados na dispensa de casa. O conselho era há meses dado pelos especialistas que consultara sobre o cancro do pâncreas mas, a lidar com uma separação, refugiou-se num amigo de há muito, a comida. "Estive hospitalizado em julho de 2016 no Hospital do Barreiro e quando saí, recuperei o peso que perdi. Fiz quimioterapia e como estava em casa e não tinha problemas de enjoos, comia", relata. Chegou aos 123 quilos.

Até que as análises indicaram que as metástases no fígado tinham piorado. Esta evolução está de acordo com os estudos recentes. Estes "comprovam que o açúcar é o alimento de eleição das células cancerígenas", explica a nutricionista Cláudia Cunha. "Precisam deste substrato para sobreviverem e continuarem a aumentar. Numa alimentação sem açúcar, as células cancerígenas tendem a perder 'força'".

Foi o ponto de viragem para Gonçalo. "Decidi pôr um travão porque me estava a prejudicar." Uma homeopata disse-lhe para cortar nos açúcares e nas gorduras. O pão branco passou a ser proibido. Tal como o presunto, o queijo, os refrigerantes, as bebidas alcoólicas. Logo no primeiro mês, perdeu 9,3 quilos. No fim de 2017, somava já menos 12 quilos. E sentia-se melhor, sem dores, fazia percursos de bicicleta. E só se alimenta com o que cozinha, sem comida pronta. "Compramos o grão já cozido e o feijão processado. Vou começar a comprar grão seco, como fazíamos antigamente. A comida processada tem carradas de açúcar", diz Gonçalo, de 40 anos. E até já assume um papel de pedagogo: à sogra, por exemplo, já explicou porque é que não deve dar "um suminho só de fruta" (mas processado) ao seu filho que faz 5 anos a 7 de Janeiro: "Tem 13 gramas em 110 mililitros. E um pacote de açúcar tem à volta de 2 a 3 gramas. [Perguntei-lhe] 'Você dava dois pacotes de açúcar ao seu neto?' Não dava." O sumo desapareceu. "Tenho falado com uma prima minha, que é enfermeira num [serviço] de Oncologia e ela diz-me: 'As pessoas não têm noção de que o açúcar está em todo o lado. É o maior veneno que temos'", relata.

Exclusivos

Assinatura Digital

Acesso sem limites em todos os dispositivos Assinatura válida na APP Correio da Manhã Newsletters exclusivas E-paper antecipado no Quiosque Ofertas e descontos do Clube CM+
Assine já! 1€ no 1º mês
Relacionadas
Notícias Recomendadas
Bem Estar e Nutrição

Deixou de fazer exercício físico e agora?

Começou com uma semana que depressa se tornou num mês e, quando deu por si, já não treinava há um ano. Pensava mesmo que o seu corpo não ia dar conta? Um especialista explica o que acontece física e mentalmente quando deixamos de nos exercitar regularmente. E avança com soluções para voltar à boa forma.